MEC Confirma Inscrições do Prouni 2019 Para 29 de Janeiro

O Ministério da Educação (MEC) confirmou, por meio de Edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), que as inscrições do Prouni 2019 ficarão abertas entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, conforme já havíamos antecipado nesta matéria aqui no Portal infoEnem.

Segundo o documento, o prazo seguirá os mesmos horários de edições anteriores do processo seletivo do Prouni, sendo que a participação dos candidatos será grátis e todas as etapas ocorrerão 100% online:

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao primeiro semestre de 2019 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 29 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 1º de fevereiro de 2019, observado o horário oficial de Brasília – DF.

Ainda conforme adiantado em nossa matéria sobre o Prouni, as regras e critérios para participação também foram mantidos, de forma que os estudantes não podem ter diploma de graduação em ensino superior e devem ter estudado todo o ensino médio em escolas da rede pública ou privada na condição de bolsistas integrais.

Tela de login do sistema online do Prouni referente a segunda seleção de 2018. Reprodução: http://siteprouni.mec.gov.br

O Prouni continuará oferecendo dois tipos de bolsas, as integrais para quem possui renda familiar de 1,5 salário mínimo por pessoa, e as parciais (50%) para aqueles que pertencem a núcleo familiar com renda per capta de até 3 salários. Vale mencionar que o salário base considerado será o de 2019, e não o que esta em vigor neste ano.

Após entrar no sistema na página do programa informando o número de inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – e senha mais atual cadastrada no exame, o participante deverá preencher um cadastro com dados pessoais antes de fazer sua inscrição.

Posteriormente, poderá então escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis para concorrer as bolsas.

Terminado o período de inscrições, a seleção contará com duas chamadas regulares, conforme datas descritas nos tópicos abaixo:

  • Primeira chamada: divulgação do resultado em 4 de fevereiro, com prazo para confirmação das informações no sistema desta data até 15 de fevereiro;
  • Segunda chamada: liberação do resultado em 18 de fevereiro, com confirmação dos dados até 1º de março.

Para quem não for aprovado em nenhuma das convocações regulares, haverá ainda uma possibilidade, a Lista de Espera. Depois do prazo de manifestação de interesse em participar da Lista, que será em 7 e 8 de março no próprio site do Prouni, a relação será repassada as instituições que ainda têm bolsas de estudos remanescentes para convocações futuras.

Calendário Oficial do Prouni 2019 – Portal infoEnem
EventoData / Prazo
Inscrições29 de janeiro a 1 de fevereiro
Resultado 1ª Chamada4 de fevereiro
Matrícula 1ª Chamada4 a 12 de fevereiro
Resultado 2ª Chamada18 de fevereiro
Matrícula 2ª Chamada18 a 25 de fevereiro
Lista de Espera7 a 8 de março

Para dúvidas e informações mais detalhadas, clique aqui e acesse na íntegra o Edital da Secretaria de Educação Superior (Sesu) contendo todas as normas do primeiro processo seletivo do Prouni 2019.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *