MEC Ainda Não Tem Verba Suficiente Para Aplicar Enem 2016

Conforme reportagem publicada pelo blog do Painel da Folha de S. Paulo, o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, ainda não tem dinheiro o suficiente para aplicar as provas do Enem 2016.

A matéria revelou que, segundo cálculos iniciais, o montante ainda necessário para garantir a realização do exame é de algo em torno 75 milhões de reais. Para liberação dessa verba junto ao Planejamento para os recursos, o MEC certamente terá que abrir mão de outros gastos, de preferência relacionados ao mesmo fim, indicando que realmente poderão haver cortes em programas que usam o Enem para acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por exemplo.

Apesar do sinal amarelo aceso, o governo está confiante de que conseguirá arrecadar o valor e executar o Enem 2016 normalmente. Representantes da pasta afirmaram que há “garantia política” de que os recursos necessários para a prova serão assegurados e que o remanejamento dos repasses deve ser o caminho para solucionar o problema.

Ainda de acordo com o noticiado pela Folha, o MEC também negocia, concomitantemente, o aumento do limite para gastos com o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Atualmente o compromisso do a ser honrado é de R$ 10 bilhões, enquanto autorização de desembolso de 2016 é de cerca de apenas R$ 1 bi.

A princípio nada muda no cronograma da edição deste ano do Enem, cujas provas estão marcadas para o final de semana de 5 e 6 de novembro. Qualquer novidade ou mudança será publicada em primeira mão aqui no Portal infoEnem.

Fonte: painel.blogfolha.uol.com.br

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *