Luiz Cláudio da Costa é o novo presidente do Inep

O governo nomeou o professor Luiz Cláudio da Costa para o cargo de presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nomeção foi publicada ontem (7) no Diário Oficial da União.

Luiz Cláudio da Costa ocupava a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) e foi reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) entre 2008 e 2011. Costa é professor do Departamento de Engenharia Agrícola da instituição desde 1983.

O novo presidente do Inep tem graduação em Matemática e é PhD em Meteorologia Agrícola pela Universidade de Reading, na Inglaterra.

Costa substitui Malvina Tuttman que, ao anunciar sua exoneração, em nota publicada no site do Inep, afirmou que “para avançar na educação, o Brasil precisa de um Inep forte e o Instituto está pronto para cumprir este desafio”.

O Inep é o principal órgão de pesquisa sobre ensino no Brasil e é responsável pela produção da maioria dos indicadores oficiais sobre educação. O instituto é o responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Censo Escolar, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Fonte: Agencia Brasil

 

Veja também: