Presidenta do Inep deixa o cargo

Após reunião, nesta quinta-feira (26), com o novo ministro da Educação Aloizio Mercadante, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, deixou o cargo. O Inep é o órgão do Ministério da Educação responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Malvina assumiu o cargo em janeiro do ano passado. Em nota disse, que “viveu intensamente o Inep” e que sempre se sentirá “presente em cada ação desenvolvida pelos servidores do instituto”. Ela é professora e ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e deixou o cargo de reitora para assumir a presidência do Inep.

Desde que o Enem ganhou força através do projeto do MEC de substituir os vestibulares tradicionais, a partir do exame de 2009,  os presidentes do Inep tem resistido pouco tempo no cargo.

Malvina assumiu a presidência do instituto em substituição a Joaquim Soares Neto, que ficou um ano à frente do Inep e sofreu duras críticas depois de erros na aplicação do Enem de 2010. Ele não foi o primeiro a sair do Inep por conta de problemas com o exame: em 2009, Reynaldo Fernandes deixou a presidência do instituto após o roubo da prova, que teve que ser cancelada e reaplicada dois meses depois.

O MEC negou que a substituição da presidenta do Inep fosse motivada pelos problemas na última edição da prova, como o vazamento de 14 questões do pré-teste em uma escola do Ceará.

Fonte: Agência Brasil

 

Notícias relacionadas:

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *