Isped e infoEnem Dão 5 Dicas Para o Enem 2019

Nós do Portal infoEnem, em parceria com a equipe do Insituto Isped, que promove o curso de Medicina na Argentina para estudantes brasileiros (saiba mais), publicamos hoje este artigo com dicas de última hora para o Enem 2019. Neste segundo domingo estudantes de todo o Brasil terão 5 horas para realizarem 90 questões objetivas, sendo 45 de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Antes de irmos as dicas de fato é importante lembrar que são orientações apenas para que você não se complique e não tenha imprevistos que possam atrapalhar ou definitivamente deixar você de fora do exame. Tenha em mente que nenhuma dessas recomendações irá substituir magicamente um ano inteiro ou meses de preparação. Mesmo que já tenha lido ou ouvido inúmeras vezes algumas delas, sempre vale reforçar! Vamos lá?

1. Deixe o Documento Separado

No momento terminar a leitura desta matéria recomendamos que imediatamente separe o documento de identificação pessoal necessário para acessar o local de prova. Será aceito apenas documento de identificação com foto. Segue a lista com a documentação que pode ser apresentada:

Imagem: Reprodução sitehttps://enem.inep.gov.br/.

  • Cédulas de Identidade (RG);
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia;
  • Identidade funcional.

Caso tenha sido roubado o perdido o documento que o candidato iria utilizar e o mesmo não possui outro, basta apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Outra menção importante que é documentos digitais, como por exemplo (CNH), não serão aceitos em hipótese alguma.

OBS: A apresentação do cartão de confirmação da inscrição impresso não é obrigatória para acesso ao local de prova.

2. Material Único – Caneta Preta de Corpo Transparente

Não adianta levar lápis, borracha, caneta de tinta azul, calculadora, régua, esquadro, transferidor, compasso etc. O Edital com as regras do exame é bem claro: o único material aceito durante as provas é uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. No máximo o que você pode fazer é levar uma de reserva, caso a sua “falhe durante a prova”.

Imagem: Reprodução sitehttps://enem.inep.gov.br/.

Como você pode ver na imagem, outros acessórios que normalmente utilizamos no dia a dia que não podem ser levados ou que deverão ser guardados no porta-objetos são os óculos de sol, relógios, boné, touca, chapéus e chaves, dentre outros.

O aparelho celular, que sempre merece uma menção especial, neste ano terá uma restrição ainda maior: caso o mesmo toque durante a prova, o candidato poderá ser desclassificado imediatamente do exame, mesmo que o dispositivo esteja lacrado no porta-objetos. Portanto, a recomendação aqui é muito clara: desligue seu celular antes de começar a prova!

3. Horário e Local de Prova

De nada adianta separar material e documento, se você não chegar a tempo na instituição onde fará o exame, correto? Vídeo, meme e piada dos atrasados no Enem é engraçado só nas redes sociais, YouTube e whatsapp!

Primeiramente você deve confirmar o local exato de realização da prova, com endereço completo incluindo a sala, através do cartão de confirmação da inscrição disponível na área do estudante no site do Inep (veja como acessar aqui).

Imagem: Reprodução sitehttps://enem.inep.gov.br/.

Se você já conhece o percurso e o mesmo faz parte da rotina, ótimo, apenas se programe na sua cabeça um horário de saída mais cedo do que o normal para passar pelo percurso, uma vez que haverá trânsito no local. Se ainda não conhece o local onde fará ou pior, terá que prestar o Enem 2019 em outra cidade, aí é necessário se programar antes. Acesse aplicativos de mapas, consulte o tempo de trajeto e se programe para chegar com antecedência de pelo menos 1 hora. Com isso, você tem uma margem caso erre o caminho ou passe por qualquer outro imprevisto. Se possível visite o local antes para saber o caminho exato.

Quanto ao horário de início do exame, graças ao fim do Horário de Verão, seguirá o Horário Oficial de Brasília:

  1. 12h – Abertura dos portões
  2. 13h – Fechamento dos portões
  3. 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  4. 13h30 – Início das provas
  5. 18h30 – Término das provas no segundo dia

OBS: Quem reside em outros estados com diferenças de fuso-horário deverá seguir o horário local de forma que coincida com o Horário de Brasília.

4. Concentração e Foco

Bebedeira, poucas horas de sono e má alimentação não combinam com um bom desempenho numa maratona mental como o Enem. Portanto, a dica aqui é para que você mantenha a concentração e o foco no dia de amanhã. É claro que isso não implica em abdicar de se divertir ou buscar por entretenimentos e diversões leves/moderadas hoje. Exercícios físicos/esportes são sempre bem vindos.

Um ponto importante aqui é que você pode sim dar uma revisada geral em alguns assuntos e acompanhar os inúmeros aulões na internet, mas nada de “pilhar” nesses conteúdos e achar que vai, em poucas horas, assimilar o que deveria ter sido feito ao longo do ano.

Durante a prova, respire fundo e concentre-se na sua missão que será longa e cansativa. Não vamos nem nos dar ao trabalho de citar o que não pode ser feito e levá-lo a eliminação no exame, afinal, quem está determinado de verdade não fará nada diferente de abaixar a cabeça e “devorar” o caderno de provas a partir do momento que começar a correr o tempo de resolução. Lembre-se de levar sua água e salgado/guloseima e que pode ir ao banheiro sempre que precisar.

5. Não se Esqueça de Fazer sua Inscrição no Isped

Essa dica é específica para você que sonha em fazer Medicina. Como o Isped tem acordo firmado com a Universidade de Moron (UM) na província de mesmo nome na Argentina, o sonho de seguir essa linda carreira está mais perto de você. E o melhor, tudo isso com sua nota do Enem.

É possível fazer sua inscrição de graça agora mesmo enviando um e-mail para [email protected] ou uma mensagem neste Whatsapp (014 991913120) para com o boletim de notas individuais de uma edição antiga do exame anexado. Mas se você ainda não prestou o Enem, poderá posteriormente quando sair o resultado em janeiro fazer sua inscrição seguindo esses passos.

O curso de Medicina da UM é um dos mais conceituados do mundo e recebe estudantes de todas as partes, especialmente da America Latina e Brasil. Não perca essa oportunidade!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *