Veja Como Consultar o Local de Prova e Cartão de Confirmação do Enem 2019

Estamos a apenas duas semanas do primeiro dia de provas do Enem 2019! Isso quer dizer que, além dos últimos detalhes referentes aos estudos para o exame, devemos também nos atentar a outras questões, como descanso e procedimentos necessários para a realização das provas. Com base nisso, em nossa postagem de hoje vamos mostrar como verificar o local de prova do Enem 2019, assim como acessar o cartão de confirmação para o Exame.

Como mencionamos anteriormente, o local de provas e cartão de confirmação já estão disponíveis para consulta, e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) na última quarta feira (16 de outubro).

Como ter acesso ao local de prova e ao cartão de confirmação?

Para consultar o local de prova e o seu respectivo cartão de confirmação, existem duas maneiras diferentes: a primeira se dá através da página do participante, e a segunda através do aplicativo do Enem.

Para o acesso através da página do participante, o candidato deverá acessar a página do participante (disponível neste link) e realizar o login, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, que foram cadastrados no primeiro acesso ao portal. Feito isso, o aluno deverá clicar na aba “Aplicação” e posteriormente em “Local de prova”. Feito isso, o personagem interativo da página do participante irá te enviar um link, basta clicar sobre o link e você terá acesso ao cartão de confirmação, que irá conter as informações cadastradas no primeiro acesso e também o local de realização das provas!

O acesso através do aplicativo do Enem é realizado de maneira mais simplificada. Basta ao aluno realizar o download do aplicativo e realizar o login com o mesmo número de CPF e senha cadastrados no primeiro acesso.

O que é informado no cartão de confirmação?

O cartão de confirmação traz, além das informações sobre os locais de prova, as principais informações prestadas pelo candidato no momento de sua matrícula. Portanto, ao acessar o seu cartão de confirmação você poderá consultar:

  • Número de inscrição do candidato;
  • Local de realização das provas (endereço, número e sala);
  • Datas e horários das provas;
  • Língua estrangeira selecionada no momento da inscrição e;
  • Caso tenha sido requerido pelo aluno, o cartão de confirmação indicará também o tipo de atendimento específico/especializado solicitado.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado que o candidato leve o cartão de confirmação para as provas, uma vez que pode ser uma maneira rápida de soluciona eventuais problemas que possam ocorrer no exame.

Declaração de comparecimento do Enem

Também estão disponibilizados no portal do Inep a declaração de comparecimento do Enem 2019, que pode ser utilizada como justificativa para pessoas que precisariam trabalhar no horário de realização das provas. Para acessar a declaração, o candidato deve acessar a guiaBaixe a sua declaração” e imprimir os dois documentos, referentes aos dois dias de aplicação das provas. Feito isso, o aluno deverá levar as declarações nos dias dos exames, para que sejam devidamente assinadas e validadas pelos coordenadores de local do Enem.

Trouxemos, portanto, uma das últimas informações anteriores aos exames do Enem 2019. Afinal, estamos a poucos dias da realização desta prova tão esperada! Para acessar mais informações e notícias, fique de olho no InfoEnem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Isped e infoEnem Dão 5 Dicas Para o Enem 2019 • infoEnem | infoEnem

[…] Primeiramente você deve confirmar o local exato de realização da prova, com endereço completo incluindo a sala, através do cartão de confirmação da inscrição disponível na área do estudante no site do Inep (veja como acessar aqui). […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *