Inscrições Sisutec 2014.2 terão início amanhã

Nesta próxima segunda-feira, 21 de julho, o Ministério da Educação (MEC) abrirá as inscrições da segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados poderão realizar sua inscrição online na página do sistema até a próxima sexta-feira (25).

Para poder concorrer as vagas do Sisutec o candidato precisa ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido pontuação maior que zero na prova de produção textual (redação). Vale esclarecer que o desempenho do estudante na última edição do Enem será o único critério de seleção utilizado pelo sistema.

Conforme noticiou o MEC, este processo seletivo do Sisutec disponibiliza 289.341 vagas em cursos técnicos gratuitos distribuídos em 466 municípios por todo o Brasil. O curso com maior oferta de vagas é Logística, com 40.712, o segundo lugar ficou com Segurança do Trabalho, com 29.397. Na sequência vêm os cursos da área da saúde, como Técnico em Enfermagem, Radiologia e Massoterapia, entre outros.

A maioria das vagas será disponibilizada por instituições particulares, seguidas pelo chamado ¨sistema S¨, composto pelo Sesi, Senai e Senac. O restante das vagas será direcionado para as instituições públicas, representadas por institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais. Em todos as instituições citadas acima, inclusive as privadas, os cursos do Sisutec serão gratuitos.

Quanto a reserva de vagas para cotistas, 85% do total será destinado a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. As instituições públicas, mais precisamente as federais, seguirão a Lei de Cotas sancionada em agosto de 2012, a qual determina que 50% das vagas devem ser preenchidas por estudantes de escolas públicas com renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio, além de reserva para cotas raciais (negros e indígenas).

A primeira chamada contendo a lista dos aprovados será divulgada no dia 29 de julho e a segunda convocação ocorrerá em 5 de agosto.

A cobertura completa do segundo Sisutec 2014 você acompanha aqui no Portal infoEnem. Fique ligado!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




3 Comentários

Casimiro José de Santana Sobrinho

Que ótimo vocês oferecer essa apostila assim como eu tem muitos que não tem condições de comprar ou pagar um cursinho, para poder passar no enem

Responder

luiziane rodrigues de lima

mui bom

Responder

luiziane rodrigues de lima

muito bom

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *