Inscrições Prouni 2018/2 Para 106,2 Mil Bolsas Desocupadas

Na última segunda-feira (20) foram abertas as inscrições no Prouni 2018/2 – Programa Universidade Para Todos – para a fase de ocupação das mais de 106,2 mil bolsas desocupadas e remanescentes da fase regular de inscrições.

Conforme informações do Ministério da Educação (MEC), do total de oportunidades desta edição, 18.070 consistem em bolsas integrais e 88.182 parciais de 50% da mensalidade. Para participar na primeira opção é preciso possuir renda familiar per capta de no máximo 1,5 salário mínimo, enquanto no segundo caso a renda por pessoa da família não pude ultrapassar 3 salários.

Veja outras exigências e critérios para participar desta etapa do Prouni, conforme esclarecido em nota oficial pelo próprio MEC:

As vagas se destinam a brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e sem ter zerado a prova de redação. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos um dos seguintes requisitos: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

Prazo de Inscrições e Como se Cadastrar

O prazo de inscrições é dividido em dois períodos, que variam de acordo com a situação do aluno em relação a instituição de ensino superior (IES) de oferta do curso e bolsa. Confira nos dois tópicos a seguir.

  • 24 de agosto – o participante ainda não matriculado na IES em que deseja se inscrever tem somente até o final desta sexta-feira para se candidatar a uma bolsa;
  • 28 de setembro – prazo limite para os concorrentes já estão matriculados na instituição e carreira para os quais desejam conquistar o benefício da bolsa Prouni.

Independentemente de qual das situações o candidato se encontra, ele deve fazer a inscrição online e gratuita no site oficial do programa na internet, por meio do endereço eletrônico siteprouni.mec.gov.br.

Página inicial do sistema online do Prouni.

Após acessar a tela inicial, é necessário ir em “Fazer inscrição” e depois indicar se já é cadastrado ou se está no primeiro acesso. Quem estiver entrando pela primeira vez no sistema deverá completar o cadastro pessoal antes de partir para a inscrição de fato. Aqueles que já possuem cadastro devem apenas efetuar login com número do CPF e senha registrados anteriormente.

Feito isso, basta escolher a opção de curso/IES e concluir a inscrição online.

Documentação e Resultado

Passada esta etapa da inscrição do Prouni 2018/2, o candidato deverá comparecer, no intervalo de até dois dias úteis seguintes, à instituição de ensino respectiva e entregar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição (clique aqui e veja a relação de documentos exigidos).

A IES, por sua vez, deve entregar imediatamente ao estudante o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni, que nada mais é do que um comprovante de que os papéis foram recebidos. O resultado informando o estudante foi aprovado ou não para a bolsa deve estará disponível no próprio sistema de inscrição do programa, depois de alguns dias.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *