Inscrições no Encceja 2018 Terminam Nesta Sexta-feira (27)

Nesta sexta-feira (27), pontualmente às 23h59min, serão encerradas as inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018), avaliação utilizada para concessão dos diplomas do ensino médio e fundamental para pessoas que não concluíram tais etapas em tempo.

Para participar do Encceja com objetivo de obter a certificação do ensino fundamental a única exigência é ter 15 anos completos na data de realização do exame, enquanto a idade mínima para certificação do ensino médio é de 18 anos. As provas serão aplicadas na data de 5 de agosto.

O procedimento para inscrição é grátis e deve ser realizado na internet, por meio da página do participante no site do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. O estudante deve criar uma conta com o número de seu CPF e senha antes de preencher todas as outras etapas do cadastro do Encceja, como o questionário socioeconômico e locais de prova, dentre outras. Confira aqui o artigo tutorial com o passo a passo para inscrição no exame.

Durante as inscrições o participante deve a indicar a instituição certificadora – Institutos Federais de Ciência, Educação e Tecnologia ou Secretarias Estaduais de Educação – que emitirá o diploma caso obtenha a nota mínima para retirada do certificado, que é de 100 pontos em cada uma das provas objetivas, numa escala de proficiência que varia do nível 60 a 180 pontos.

Vale mencionar também que aqueles que já prestaram o Encceja ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em anos anteriores e obteviveram a nota mínima em pelo menos uma das áreas, estarão dispensados de resolver as questões desta área por meio da declaração parcial de proficiência, conforme esclarece em nota a assessoria de comunicação social do Inep:

O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.

De acordo com balanço parcial dos dados de inscrições divulgados pelo próprio instituto, até 10h da terça-feira desta semana, 24 de abril, já haviam sido registradas 1.021.233 inscrições, sendo 196.435 para o Ensino Fundamental e 824.798 para o Ensino Médio.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Dora Seibel Araújo

Infelizmente não consigo me inscrever desde o ano passado!
Simplesmente a página não abre de jeito nenhum!
Poderiam prorrogar esta inscrição , já que o site está com problemas…
Agradecida
Dora

Responder

Gilmar dias Almeida

Quero ter uma oportunidade de passar no Enem

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *