Abertas as Inscrições no Encceja 2018, Veja Como Se Candidatar

Nesta segunda-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu o prazo de inscrições no Encceja 2018 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que desde o ano passado é usado para certificação do ensino fundamental e médio, neste último caso inclusive substituindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O prazo segue aberto até às 23h59min da data de 27 de abril, seguindo sempre o horário de Brasília. A seguir esclarecemos as principais informações e regras de participação no Encceja, cujas provas serão aplicadas em 5 de agosto (saiba mais), bem como mostramos como fazer cadastro gratuito pela internet.

Quem Pode Participar do Encceja 2018

Pode participar qualquer jovem ou adulto que não tenha concluído os estudos na idade apropriada. No caso daqueles que buscam a certificação para o ensnio fundamental, a única exigência é ter 15 anos completos na data de realização das provas. Já no caso do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos, também completos até o dia da aplicação.

Como Realizar a Inscrição?

Conforme esclarecido anteriormente, o processo de inscrição é 100% online. Os candidatos devem fazer o procedimento pela página do participante, no endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Após breve cadastro inserindo CPF e a data de nascimento, o participantes deverão completar uma série de telas diferentes, conforme descrito na sequência abaixo:

  1. Dados Pessoais
  2. Endereço
  3. Atendimento Especializado
  4. Atendimento Específico
  5. Confirmação de Dados
  6. Opção de Prova – esta passagem merece atenção especial, pois o participante precisa fazer para conseguir a certificação. Aqueles que possuem a declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, não precisam realizar questões de todas as áreas e ficam liberados de fazer aquelas nas quais já têm proficiência comprovada.
  7. Cidade da Prova
  8. Instituição Certificadora – também muito importante, pois é aqui que será indicado estado e em qual Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação o inscrito irá solicitar seu certificado ou declaração parcial de proficiência caso consiga a nota mínima exigida.
  9. Confirmação de Dados
  10. Orientação do Questionário Socioeconômico
  11. Dados de Contato
  12. Senha
  13. Tela de Confirmação Final

O Inep inclusive preparou um arquivo digital no formato pdf para orientar os estudantes de como realizar o passo a passo da inscrição detalhadamente, o qual pode ser acessado aqui.

Modelo de Provas

De forma semelhante ao que ocorre no Enem, o Encceja é composto de 120 questões de quatro áreas, mais a redação. Confira mais detalhes de cada uma delas nesta página informativa de nosso Portal.

Justificativa de Ausência no Encceja 2017

A principal novidade nesta edição é a necessidade de justificativa de ausência dos candidatos que desejam participar da prova deste ano, se inscreveram no Encceja 2017 e não compareceram as provas. Caso isso não ocorra, estes estudantes terão que reembolsar o Inep, como esclarece nota publicada pela assessoria de comunicação social do próprio instituto:

Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o custo despendido, acrescido da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), se tiver interesse em fazer o exame novamente.

Da mesma forma, aquele que se inscrever no Encceja 2018 e faltar na prova, deverá justificar caso queira prestar o exame novamente no ano que vem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *