Inep Fecha Com Mais Universidades Portuguesas Para Uso do Enem

No início de agosto o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – anunciou o fechamento de parceria com mais duas instituições portuguesas para uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção de estudantes brasileiros: a Universidade Portucalense (UPT) e o Instituto Universitário da Maia (Ismai).

A UPT consiste numa instituição de ensino superior cooperativo e de investigação científica que fica localizada na cidade do Porto, a segunda mais importante do país depois da capital Lisboa. Oferce os cursos de Direito, Relações Internacionais, Solicitadoria, Economia, Gestão, Gestão de Hospitalidade, Gestão de Sistemas de Informação, Informática, Educação Social, Psicologia e Turismo.

Já a Ismai fica no próprio município de Maia, a cerca de 330 Km da capital portuguesa. Tem vagas disponíveis nas carreiras de Arte Multimídia, Ciências da Comunicação, Informática, Relações Públicas, Tecnologias de Comunicação Multimídia, Criminologia, Psicologia, Educação Física e Desporto, Gestão do Esporte, Energias Renováveis, Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, Gestão de Empresas, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Turismo.

Com a assinatura deste acordo, a quantidade de universidades e institutos de Portugal que utilizam o exame nacional para entrada de nossos estudantes subiu para 26, lembrando que a primeira delas foi a tradicional Universidade de Coimbra (UC), em 2014. Recentemente o Inep inclusive realizou missão oficial a Portugal para visitar outras instituições e buscar novas parcerias.

O Inep esclareceu em nota que neste tipo de contrato cada universidade ou instituto tem autonomia para definir as notas de corte – menores pontuações para figurar entre os classificados – para cada um dos cursos disponibilizados. Sempre que a seleção vai ocorrer as instituições contatam o Inep para conferência dos resultados dos estudantes no Enem.

A lista completa de universidades portuguesas que usam o Enem, bem como a data de fechamento da parceria, podem ser consultadas aqui.

Para mais informações sobre a UPT e o Ismai, acesse os sites oficiais:

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *