Membros do Inep Visitam Universidades Portuguesas Que Usam Enem

Nesta semana membros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável por organizar e aplicar o Enem, foram visitar algumas das 24 universidades portuguesas que usam o exame como forma de ingresso de brasileiros.

De acordo com a assessoria de comunicação social do instituto, a missão começou na segunda-feira (03) na primeira instituição de ensino superior a aderir o Enem e uma das mais tradicionais de Portugal e toda a Europa, a Universidade de Coimbra (UC). Utilizando as notas do exame desde 2014 (veja mais detalhes), a UC conta hoje com mais de 500 alunos brasileiros.

No encontro o vice-reitor da instituição, Joaquim Ramos de Carvalho, recebeu os representantes do Inep e apresentou o modelo de ingresso da UC que aproveita o desempenho do exame nacional: é preciso ter alcançado a nota média mínima de 600 pontos nas provas, sendo que a classificação final se dá por meio de um escalonamento que leva em consideração as notas das áreas específicas ao curso escolhido.

A Universidade pretende aprofundar a parceria com a finalidade de compreender melhor o exame, incluindo as matrizes curriculares abordadas, a metodologia de correção e atribuição de notas que usa o modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e ainda toda a logística de aplicação.

Ainda conforme noticiado pelo Inep, a missão prosseguiu por toda a semana com visitas ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, que fica na universidade do município, ao Ministério da Educação de Portugal, ao Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e por fim a Universidade Lusófona (ULHT).

Mudanças na Legislação Portuguesa Permitiram os Acordos

A parceria entre as instituições portuguesas e o Inep nos chamados acordos interinstitucionais só foi possível a partir de março de 2014, quando a legislação que rege o assunto no país foi alterada por meio de Decreto, dando autonomia para que universidades e institutos escolham a forma de ingresso de alunos estrangeiros.

De lá para cá a lista de instituições de Portugal que usam o Enem só cresceu e hoje conta com universidades e institutos politécnicos. Clique aqui para conferir a relação completa, bem como a data de adesão ao exame de cada uma delas.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *