Geografia Enem: Diferença Entre Tempo e Clima

O que estudaremos a seguir são dois conceitos muito importantes relacionados ao nosso ambiente, que são o tempo e o clima de um determinado local, assunto da disciplina de Geografia que faz parte da prova de Ciências da Natureza no Enem. Embora se tratem de temas relativamente simples, muitas vezes acabamos confundindo estes conceitos, principalmente em conversas do dia a dia. Assim, iremos explicar cada um separadamente, demonstrando a diferença entre os conceitos.

Tempo

Quando falamos em tempo, estamos falando de uma situação momentânea em um determinado local. Sendo assim, o tempo está em constante mudança, uma vez que as condições atmosféricas mudam em questão de horas, minutos e até mesmo em segundos! Existem diversas variáveis que podem influenciar no tempo de uma região, tais como velocidade do vento, temperatura do ar, umidade, cobertura de nuvens e várias outras. Abaixo temos duas imagens, uma com tempo ensolarado e outra com o tempo chuvoso.

A passagem de uma frente fria, por exemplo, faz com que o tempo que estava ensolarado se torne chuvoso, além de provocar uma redução da temperatura, tudo isso em questão de dias! Durante o verão, é normal que tenhamos o tempo ensolarado durante grande parte do dia, mas que apresente períodos de chuva.

Clima

Já quando estamos falando do clima de uma região, consideramos eventos que ocorrem num período de tempo maior. O clima de uma região é definido como a média do tempo meteorológico de uma região em um determinado intervalo de tempo, que geralmente é de cerca de 25 anos! Quando utilizamos a palavra clima estamos geralmente relacionando a média das características, como temperatura, precipitação, umidade e fenômenos como tempestades, furacões, nevoeiros e quaisquer outros fenômenos meteorológicos que ocorrem em um determinado local. Além disso, o clima geralmente é caracterizado por diversos fatores, como latitude e altitude, presença de cadeias de montanhas e até mesmo a orientação dos ventos!

Por exemplo o clima tropical, que é o predominante em nosso país, é tipicamente definido por apresentar um inverno com clima mais seco, enquanto que no verão é caracterizado pela presença de chuvas em abundância. Esse mesmo processo é realizado para os diversos outros tipos de clima, sempre baseado nas médias dos registros realizados ao longo do tempo.

Sendo assim, percebemos que a diferença principal entre tempo e clima está na questão temporal. O tempo é caracterizado por situações momentâneas, que podem ser alteradas até mesmo ao longo de um único dia. Já o clima está ligado as condições comuns de um local em um período maior, baseado nas médias dos parâmetros avaliados.

Outro fator importante para destacarmos é que estes conceitos são estudados por ramos diferentes da ciência. Quando estamos tratando de previsão e análise do tempo atmosférico, falamos da meteorologia. Já o estudo relacionado ao clima e mudanças climáticas é a climatologia! Normalmente a climatologia se baseia nos dados fornecidos pela meteorologia ao longo dos anos!

Com isso, explicamos a diferença principal entre estes dois importantes conceitos. Embora sabemos que se tratam de assuntos diferentes, muitas vezes não temos certeza sobre esta diferença. Este estudo visa colaborar com o entendimento e diferenciação destes conceitos, para que possamos afirmar com convicção que:

Como o tempo está seco hoje

O tempo está chuvoso essa semana

O clima aqui é assim, sempre chove no final do dia

O aquecimento global provocará alterações climáticas nas próximas décadas

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *