O que cai nas provas do Enem? – Ciências da Natureza

Visando facilitar a organização dos estudos dos nossos milhares de visitantes diários, daremos continuidade a nossa pequena série sobre os conteúdos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde aproveitamos para falar um pouco das principais características de cada uma delas. O artigo de abertura foi sobre a prova de Linguagens e Códigos, aplicada sempre no segundo dia do exame, muito conhecida por sempre apresentar questões bastante longas e cansativas.

Nesta matéria o foco será o teste de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Primeiramente podemos, sem nenhuma perda de rigor, afirmar que tal prova é composta por três disciplinas, sendo duas da área das exatas e uma da biológica. Em outras palavras, estamos falando de física, química e biologia, que juntas totalizam 45 questões objetivas e que deverão ser feitas em menos de 3 minutos cada uma.

Entretanto, mesmo sendo de áreas diferentes, essas três disciplinas apresentam, pelo menos dentro da prova do Enem, algumas características em comum:

1 – São conteúdistas;
Antigamente as questões do Enem davam destaque apenas a interpretação. A partir de 2009, as questões ganharam uma exigência de conteúdo e, conseqüentemente, muito estudo por parte dos candidatos.

2 – Exigem boa leitura e interpretação;
Muita atenção! Afirmar que uma prova passou a cobrar dos candidatos diversos conteúdos passados em sala de aula não significa necessariamente que ela abandonou seu caráter interpretativo. Embora pareça paradoxal, é exatamente isso que aconteceu com o Enem! Apesar de exigir muito estudo conforme destacado no item anterior, a prova também apresenta muitos gráficos, tabelas e textos. Portanto, saber ler e interpretar com eficiência continua sendo fundamental para um bom desempenho no exame.

3 – Questões sobre temas ligados ao meio ambiente;
Não é de hoje que o Enem prioriza questões que abordam problemas, soluções e intervenções humanas relacionados ao meio ambiente. Logo, as disciplinas de física, química e biologia formam um prato cheio para explorar (e muito!) esses assuntos.

Evidentemente que tais características são uma tendência que te ajudarão a nortear seus estudos, possibilitando separar tempos maiores para determinados assuntos. Entretanto, antes de sair correndo atrás das matérias, nada melhor do que realmente conhecer o que pode aparecer, de cada disciplina, na hora da prova. Por isso, separamos os conteúdos de cada matéria. Basta acessar os links abaixo.

Mas fique tranquilo que aqui no infoEnem sempre damos aquela “mãozinha”. Separamos vários sites e blogues que trazem tudo que você precisa para seus estudos. Confira!

Agora você já sabe todo o conteúdo exigido em cada disciplina da prova de Ciências da Natureza e onde pode encontrá-los! Tem mais alguma desculpa para não (re)começar seus estudos?

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




3 Comentários

Geografia Enem: Diferença Entre Tempo e Clima • infoEnem | infoEnem

[…] e o clima de um determinado local, assunto da disciplina de Geografia que faz parte da prova de Ciências da Natureza no Enem. Embora se tratem de temas relativamente simples, muitas vezes acabamos confundindo estes […]

Responder

santhiago

Obrigado pelas dicas, comprei a apostila virtual a cerca de 1 ano atras e estou muito satisfeito, que o site continue crescendo e q Deus de todo apoio necessario parabéns!!

Responder

Ronaldo

Olá, obrigado info Enem pela informações sobre provas.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *