Fies 2018 Atualiza Página e Lança Edital, Inscrições Começam Dia 19

O Ministério da Educação (MEC) atualizou a página do processo seletivo do Fies 2018 – Fundo de Financiamento Estudantil e lançou oficialmente o edital desta edição do programa, cujas inscrições começam na próxima segunda-feira (19).

De acordo com a assessoria de comunicação do MEC e também do documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), para este ano o Fies ofertará 310 mil novos contratos de financialmento, sendo 155 mil para o primeiro semestre e a outra metade para o segundo período letivo.

As oportunidades serão dividas em 3 modalidades, conforme detalhado a seguir:

  • Fies (juros zero) – nesta opção, cuja disponibilidade é de 100 mil contratos, não haverá cobrança de taxa de juros após a formação do estudante. Poderão concorrer aqui aqueles que possuem renda familiar de no máximo 3 salários mínimos (R$ 2.862,00) por pessoa;
  • P-Fies – compreende as outras duas variações do fundo, nas quais haverá cobrança de taxa de juros reduzida no pagamento do financiamento, cujos recursos serão concedidos por Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. A principal diferença com relação a outra modalidade, além da presença de juros, está na renda limite da família, que sobe para até 5 salários (R$ 4.770,00).

Todas as etapas da seleção serão gratuitas e realizadas na página do programa, por meio do portal fiesselecao.mec.gov.br. Vale lembrar que, durante o prazo de inscrições, que encerrará em 28 de fevereiro, os candidatos poderão alterar suas opções de curso quantas vezes quiserem, além do sistema divulgar diariamente uma atualização das notas de corte (menor pontuação para ficar entre os selecionados em um grupo de preferência).

Confira o cronograma completo do Fies 2018 na tabela abaixo criada pela nossa equipe com base nas informações oficiais do programa.

Cronograma do Fies 2018 – Portal infoEnem
EventoData / Prazo
Fase de Inscrições19 a 28 de fevereiro
Resultado Chamada Fies / Lista de Espera5 de março
Resultado Chamada Regular P-Fies12 de março
Confirmação Inscrição Aprovados Fies6 a 8 de março
Confirmação Inscrição Candidatos da Lista6 a 30 de março

Fies 2018 e Enem – Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará sendo utilizado como um dos pré-requisitos para participação no programa, sendo necessário ter prestado qualquer edição de 2010 em diante e obtido nota média igual ou superior a 450 pontos, além de pontuação maior que zero na redação. No caso do P-Fies o Enem será usado ainda como um dos critérios de seleção.

Para ver todas as regras do Fies 2018, clique aqui e acesse o Edital de 16 de fevereiro.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *