Estudando os Diferentes Climas do Brasil

Na postagem de hoje vamos estudar sobre os diferentes tipos de clima do território brasileiro. Este assunto, de muita importância para as questões relacionadas à geografia, deve ser de conhecimento dos concorrentes deste exame. Sendo assim, vamos apresentar quais são os diferentes tipos de climas do Brasil, explicando sobre as particularidades de cada um.

O Brasil, como conhecemos, é um país de dimensões continentais e, portanto, apresenta uma diversidade muito grande de pessoas, climas, tradições e assim por diante. Em virtude disso, esperamos que existam diversos tipos de clima, e é isso que ocorre de fato! Ao todo temos seis climas diferentes, que são: equatorial, tropical, tropical de altitude, semiárido, litorâneo e subtropical. Veremos a seguir as principais características de cada um destes climas, mas antes veja a localização geral no mapa do Brasil:

Clima equatorial

O clima equatorial é o clima predominante na região da Amazônia brasileira, principalmente sobre a influência da massa de ar equatorial. Em virtude disso, é um clima caracterizado por elevadas temperaturas, além de uma baixa amplitude térmica. Possui também, um alto índice pluviométrico, que oscila entre 1500 e 2000 mm anuais.

Clima tropical

O clima tropical, como pode ser observado no mapa, ocupa grande parte do território nacional. Este clima envolve praticamente toda a região centro-oeste brasileira, além de porções de diversos estados de outras regiões. A principal característica deste duas estações muito bem definidas ao longo do ano. O verão do clima tropical é classificado como quente e úmido, enquanto o inverno é tipicamente frio e seco.

O clima tropical possui uma amplitude térmica que varia entre 20 e 28°C ao longo do ano, ou seja, maior que a amplitude do clima equatorial. Além disso, sua pluviosidade atinge normalmente os 1500 mm anuais.

Clima tropical de altitude

O clima tropical de altitude pode ser classificado como um clima de transição entre os climas tropical e subtropical. Está presente basicamente nas áreas mais elevadas da região sudeste e, assim como o clima tropical, apresentam o verão como estação mais chuvosa. Também, está mais propenso as massas de ar polares, característica das regiões de clima subtropical.

Clima semiárido

O clima semiárido está presente em grande parte da região Nordeste, sobretudo na região do sertão nordestino. A principal característica deste tipo de clima é o índice pluviométrico muito baixo, que não ultrapassa os 1000 mm anuais. Além disso, as temperaturas são elevadas, com baixa amplitude térmica.

Clima tropical litorâneo

Este clima envolve grande parcela da região litorânea do Brasil, indo desde a costa do Rio Grande do Norte até a costa do estado de São Paulo. É tipicamente quente e úmido, mas com uma amplitude térmica elevada. O verão é tipicamente quente e úmido, enquanto o inverno é levemente mais frio, porém ainda úmido. Os índices pluviométricos variam entre 1500 e 2000 mm anuais.

Clima subtropical

O clima subtropical é típico da região Sul do país, com um clima que também é úmido, porém mais frio quando comparado aos demais. As chuvas neste clima são igualmente distribuídas ao longo do ano, e giram em torno de 1500 mm ao ano. Além disso, as temperaturas oscilam entre 18 e 22°C, o que é claramente mais baixa que as demais.

Portanto, estudamos os climas que compõem o nosso país. Entender as características do Brasil é importante para entendermos melhor a nossa realidade, além de serem conceitos muito cobrados em provas do Enem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *