Estudando as Principais Bacias Hidrográficas do Brasil

Em nosso artigo de hoje vamos explorar um assunto muito importante em nosso país, que são as bacias hidrográficas. Com isso, vamos mostrar quais são as bacias hidrográficas brasileiras, explicando sobre as principais bacias e a sua importância para cada região, uma vez que este assunto costuma ser recorrente em provas do Enem.

Características gerais das bacias hidrográficas

Uma bacia hidrográfica é definida como sendo um conjunto de terras drenadas por um rio principal, assim como seus afluentes e subafluentes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), temos ao todo 9 bacias principais, que são:

  • Bacia Amazônica
  • Bacia do Tocantins-Araguaia
  • Bacia do São Francisco
  • Bacia do Paraná
  • Bacia do Nordeste
  • Bacia do Paraguai
  • Bacia do Sudeste-Sul
  • Bacia do Leste
  • Bacia do Uruguai

Devido ao respectivo grau de relevância destas bacias, vamos estudar em maiores detalhes as quatro primeiras bacias hidrográficas da lista acima.

Bacia Amazônica

A Bacia Amazônica é conhecida por ser a maior bacia hidrográfica do mundo! Embora esteja presente em diversos países, como Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guianas, mais de 50% desta importante bacia está localizada em território brasileiro! Como era de se esperar, esta bacia, que é uma das mais importantes bacias hidrográficas do mundo, possui o Rio Amazonas como o rio principal. Uma característica interessante desta bacia é o seu potencial de navegação, principalmente sobre o seu rio principal, que é em grande parte navegável. Sendo assim, o potencial hidráulico desta bacia é notável.

Bacia do Tocantins-Araguaia

A Bacia do Tocantins-Araguaia é considerada a maior bacia com terras inteiramente localizadas em nosso país. O nome da bacia é originado através dos dois rios principais, que são: o Rio Tocantins, que nasce como confluência dos rios Maranhão e Paraná (GO) e; o Rio Araguaia, que nasce no estado de Mato Grosso. Nas águas do Rio Tocantins localiza-se a usina hidrelétrica de Tucuruí, que é a segunda maior usina hidrelétrica nacional, fazendo com que esta bacia esteja entre as principais bacias hidrográficas do país.

Bacia do São Francisco

A Bacia do Rio São Francisco ocupa grande parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e possui como rio principal o Rio São Francisco. A Bacia do São Francisco destaca-se entre as bacias hidrográficas nacionais devido ao seu caráter social, político e econômico, uma vez que possui importância fundamental para regiões muito carentes no cenário nacional. Desta maneira, as águas desta bacia são utilizadas para navegação, irrigação e fornecimento de energia, o que deixa claro novamente a sua importância.

Bacia do Paraná

A Bacia do Paraná concentra a região mais industrializada do país, com elevado grau de urbanização. Sob esta bacia encontram-se a população de estados como São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, e possui como rio principal o Rio Paraná. No entanto, existem diversos rios importantes para a bacia, como o Rio Tietê e o Rio Iguaçu, por exemplo. Além disso, é nesta bacia que se localiza a usina de Itaipu, a maior hidrelétrica de nosso país e que possui importância para o Brasil e também para o Paraguai, o qual possui parte da energia gerada pela usina.

Sendo assim, estudamos sobre as principais bacias hidrográficas do Brasil, estudando a sua relevância e importância dentro do cenário nacional. Conhecer estas bacias, assim como a sua importância regional é importante para as questões de geografia para o Enem, que costumam abordar temas importantes para o nosso país!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *