Enem 2018 Registra 3,8 Milhões de Pedidos de Isenção da Inscrição

Após o encerramento do prazo para solicitação da gratuidade do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – no último domingo, 15 de abril (saiba mais), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o balanço final que registrou 3,8 milhões de pedidos de isenção da taxa de inscrição.

Além disso, ainda conforme dados consolidados do MEC e do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, das 208.588 pessoas que foram participantes isentas em 2017 e não compareceram para realizar a avaliação e consequentemente tiveram que justificar a falta, 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não possuir documentos aceitos.

Vale mencionar que, em relação a edição do ano passado, em que 4,7 milhões de candidatos fizeram a prova de graça, houve uma redução de cerca de 18% na quantidade de participantes beneficiados com a isenção da taxa.

Confira mais dados relacionados ao primeiro importante evento do Enem 2018, também informados pelo MEC / Inep:

  • do total de pedidos, 971.924 foram de estudantes concluintes do ensino médio neste ano em escolas da rede pública de ensino, critério que até o ano passado concedia isenção automática da inscrição;
  • os três estados com maior número de pedidos de gratuidade nesta edição do Enem foram São Paulo com 549.685 pedidos, Minas Gerais (386.672) e Bahia (346.778).

Resultado Com Lista de Isentos Deve Sair na Próxima Semana

De acordo com o cronograma do exame nacional, o resultado com a lista de isentos de pagar a taxa do exame e também com as justificativas de ausência do Enem 2017 que foram aceitas sairá na próxima semana, mais precisamente na segunda-feira, 23 de abril.

Os candidatos poderão checar o resultado na internet, por meio do sistema do Inep na página do participante. De 23 a 29 de abril, serão recebidos os pedidos de recursos referentes a esses resultados, o que consiste numa novidade desta edição. O resultado definitivo sairá em 6 de maio, sendo que todos os candidatos, inclusive os beneficiados, deverão providenciar a inscrição online no Enem, no prazo entre 7 e 18 de maio. Aqueles com pedido negado deverão pagar a taxa de 82 reais para poderem prestar as provas em novembro.

Fonte: MEC

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *