Último Dia Para Pedir Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2018

Ao final deste domingo, 15 de abril, será encerrado o prazo para pedira a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio, cujo valor permanece em R$ 82,00, assim como em 2017.

Têm direito ao benefício da gratuidade os participantes que irão concluir o ensino médio neste ano em escolas públicas, bem como aqueles que se enquadram numa das situações descritas nos tópicos abaixo:

  • cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas como bolsistas integrais e, além disso, comprovem renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 1.431,00);
  • inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam o Número de Identificação Pessoal (NIS);
  • prestaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no ano passado e atingiram a nota mínima para obtenção do diploma.

O procedimento pode ser realizado até às 23h59min, no endereço eletrônico do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – na internet (enem.inep.gov.br/participante). Para criar o cadastro o concorrente deverá clicar em “Isenção Enem 2018” e depois criar um cadastro inserindo seu CPF e depois uma senha de acesso.

O passo a passo esclarecendo cada uma das etapas do processo de solicitação da isenção da inscrição do exame nacional pode ser visto neste artigo postado no Portal infoEnem.

Seguindo o cronograma do exame, o resultado com a aprovação ou não do pedido será divulgado no sistema do Inep, na data de 23 de abril. O estudante deverá fazer login com número do CPF e senha (veja como recuperá-la nesta matéria) para checar a decisão sobre seu requerimento. Posteriormente, o período de recursos será entre 23 e 29 de abril, quando o interessado terá a oportunidade de apresentar novos documentos caso tenha a solicitação negada.

Neste edição, em que o Enem completa 20 anos de existência, foi a primeira vez que o prazo para requerer a gratuidade foi aberto antes do período de inscrições.

De acordo com dados divulgados pela assessoria de comunicação social do Inep em balanço parcial, até as 10h30min da última quarta-feira (11) mais de 2,5 milhões de candidatos já haviam registrado sua solicitação de isenção.

Período de Justificativa de Falta no Enem 2017 Também Encerra Hoje

Neste domingo também termina o período para justificativa de ausência no Enem 2017. Aqueles que querem a isenção em 2018, obtiveram o benefício no ano passado e não compareceram as provas devem fazê-lo para poderem tentar novamente a gratuidade. O processo também é 100% online e deve ser feito na página do participante, na referida opção.

Compartilhar

Comentários

Enem 2018 Registra 3,8 Milhões de Pedidos de Isenção da Inscrição | infoEnem

[…] da gratuidade do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – no último domingo, 15 de abril (saiba mais), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o balanço final que registrou 3,8 milhões de pedidos […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *