Edital do Vestibular 2015 da UFRGS

Ontem, dia 29 de agosto, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou o edital com todas as regras e procedimentos do seu Vestibular 2015. Para o ano que vem, serão ofertadas 3.996 vagas em 90 cursos de graduação.Esse número corresponde a 70% do total das oportunidades.Os outros 30% serão ofertadas através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), do ministério da Educação (MEC).

Os interessados deverão realizar suas inscrições no site www.vestibular.ufrgs.br. O prazo, que terá início no próximo dia 15 de setembro, permanecerá aberto até o dia 13 de outubro. Conforme consta no edital, o valor da inscrição é de cento e dez reais (R$ 110,00). Comparando com as vagas disponibilizados no início deste ano, a novidade é a oferta de 126 vagas no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, com aulas no Campus Litoral Norte.

Ainda segundo o edital, as provas acontecerão nos dias 4, 5, 6 e 7 do mês de janeiro nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. Serão aplicadas questões das seguintes áreas do conhecimento: Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; e História e Matemática.

No ato da inscrição, o interessado pode optar por utilizar ou não seu desempenho na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Já o manual do candidato será disponibilizado para download a partir do dia 15 de setembro, no próprio site do Vestibular da UFRGS.

Vale destacar que o porcentual de 40% de vagas são reservadas aos alunos do ensino médio do sistema público da seguinte maneira e quantidade:

  • renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita – 420 vagas;
  • estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (preto, pardo ou indígena) – 450 vagas;
  • candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita – 379 vagas;
  • alunos autodeclarados e com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita – 388 vagas.

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Karolina Natasha Jarochewski

Sou aluna aplicada e tenHo ótimas notas na Escola. Porem não fui ao que parece muito bem no exame ENEM. Sera que tenho chances de PRO-UNI?

Responder

InfoEnem

Olá Karolina,
Para saber sobre o Prouni recomendamos que leia este artigo:
http://www.infoenem.com.br/prouni/
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *