Disponível Resultado do Encceja 2017 Para Certificação do Ensino Médio

Na tarde desta segunda-feira (05), conforme já estava previsto pelo calendário do Instituto Nacional do Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foi disponibilizado o resultado do Encceja 2017 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – para candidatos que buscavam a certificação do ensino médio.

A consulta deve ser feita exclusivamente pela internet. Para isso os candidatos devem seguir os passos abaixo:

  1. Acesse a página do participante do Encceja pelo endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja e clique em “Página do participante”;
  2. Faça login no sistema informando o CPF do participante e a senha cadastrada (quem tiver esquecido a senha poderá recuperá-la pelo link “esqueci minha senha”);
  3. Pronto! Na tela seguinte poderá ser visualizada a tabela com as notas para cada uma das quatro áreas objetivas – Ciências Humanas (30 itens), Linguagens e Códigos (30), Ciências da Natureza (30); e Matemática (30) – e da redação.

Esta edição marca o retorno da substituição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Encceja na certificação do ensino médio. A aplicação ocorreu em 19 de novembro do ano passado e contou com 1,5 milhão de inscritos, sendo que mais de 1,2 milhão deste total buscava o diploma do ensino médio.

Quais as Notas Mínimas Para Poder Solicitar o Certificado do Ensino Médio?

Há um desempenho mínimo necessário em cada uma das provas para que o candidato esteja de fato habilitado para solicitar a certificação. De acordo com as regras do Encceja, é preciso ter obtido nota igual ou superior a 100 pontos em cada uma das áreas e pelo menos 5 na redação. Quem atingir tal resultado já pode entrar em contato com a instituição certificadora indicada na inscrição (secretaria estadual de Educação ou o instituto federal) para dar entrada na documentação.

Declaração de Proficiência Para Quem Não Conseguiu Nota Exigida em Todas as Áreas

Aqueles candidatos que obtiveram a pontuação exigida em algumas áreas mas não em todas poderão requerer a declaração parcial de proficiência. Através deste documento o candidato está isento de realizar as provas das áreas em que já obteve nota necessária em futuras edições do exame, de forma a poder usar notas de anos diferentes do Encceja para compor a nota final e obter o certificado de conclusão. A declaração de proficiência também é oferecida pela instituição certificadora.

De acordo com dados de boletim final de desempenho do Encceja 2017 para ensino médio, levantados pelo próprio Inep (imagem), dos 1.272.279 inscritos apenas 492.613 estiveram presentes em todas as quatro provas, sendo que somente 102.638 conseguiram a aprovação em todas as cinco áreas.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *