Encceja Substitui Enem na Certificação Ensino Médio e Será em Outubro

No final do mês passado o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgou o calendário oficial do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que a partir de 2017 substituirá o Enem na certificação do ensino médio.

Conforme informações do instituto, haverá quatro aplicações da avaliação, sendo que a principal delas, aberta ao público geral (maiores de 18 anos atrasados nos estudos) ocorrerá em 8 de outubro, um domingo, em 564 locais distribuídos por todo o país. As inscrições estarão abertas no prazo entre 7 e 18 de agosto.

Quanto as outras três aplicações, serão destinadas a cidadãos brasileiros residentes no exterior, a privados de liberdade (PPL) e por fim a privados de liberade residentes fora do país. Cada edição terá Edital e calendário próprios, conforme descrevemos a seguir.

  • Encceja Nacional PPL: inscrições de 21 de agosto a 1º de setembro, com provas em 24 e 25 de outubro;
  • Encceja Exterior: inscrições abertas, até 17 de julho (disponíveis aqui), com aplicação em 10 de setembro nos Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota) e Holanda (Amsterdã);
  • Encceja Exterior PPL: inscrições até 17 de julho (mesmo link anterior), com realização de 11 a 22 de setembro na Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio).

Saiba Mais Sobre o Exame

Público Alvo

Podem realizar o Encceja pessoas entre 15 e 18 anos para certificação do Ensino Fundamental, enquanto os candidatos que já atingiram a maioridade poderão fazer o exame para conquistar o diploma do ensino médio.

Estrutura das Provas

A avaliação conta com 120 questões objetivas com quatro alternativas cada, sendo 30 para cada uma das quatro grandes áreas (são as mesmas do Enem para certificação do ensino médio e mudam para o ensino fundamental). Vale esclarecer ainda que, de forma semelhante ao Enem, há uma Matriz de Referência composta por 30 habilidades em cada uma das áreas.

Instituições Certificadoras

No caso da obtenção do desempenho mínimo obrigatório para a certificação, a emissão e entrega do diploma será responsabilidade das instituições certificadoras, que normalmente correspondem as Secretarias Estaduais de Educação ou unidades educacionais que firmaram Termo de Adesão com o Inep.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




11 Comentários

Helena.daninger

nao mandaram aresposta n para mim trabalha

Responder

ana

se eu ja fiz o segundo grau ,e estou parada ha muitos anos, posso fazer o encceja?

Responder

Jose Edmislso

Com a nota e certificação do encceja, poderei pleitear uma vaga nas universidades?

Responder

Jose Edmilson

> Com o certificado do ENCCEJA, poderei pleitear uma vaga nas universidades?

Responder

Sérgio Paulo da Silva

Se eu viajar para outro estado, será que pode fazer lá?

Responder

Sérgio Paulo da Silva

E se eu viajar pra outro estado, será que posso fazer lá?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *