Cresce Número de Locais de Prova do Enem Ocupados Por Protestos

De acordo com dados da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), as ocupações decorrentes dos protestos já atingiram a casa de 1.072 espaços, sendo que 995 são escolas e institutos federais, 73 unidades universitárias, 3 núcleos regionais de Educação e a Câmara Municipal de Guarulhos, no estado de São Paulo.

Isso terá impacto direto na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), pois muitas dessas localidades, especialmente as escolas, serão locais de provas do exame nos dias 5 e 6 de novembro. Conforme foi declarado pelo Ministro da Educação Mendonça Filho, as instituições tomadas pelos movimentos que não forem desocupadas até a próxima segunda-feira, 31 de outubro, terão a aplicação do exame cancelada e remarcada para nova data (leia mais).

Na data da afirmação, que ocorreu na quarta-feira passada (19), o ministério havia notificado que 181 escolas que serão usadas para a realização do Enem estavam ocupadas, das quais 141 localizam-se no estado do Paraná. Ainda conforme o MEC, o total de inscritos envolvidos é de pouco mais de 95 mil.

No entanto, o número oficial de locais de prova ocupados e de candidatos que terão a realização das provas do exame nacional postergada deve aumentar bastante, conforme as informações divulgadas pela Ubes.

O movimento teve início após a divulgação da medida provisória que propõe a reforma do ensino médio, ganhando ainda mais força nos últimos dias, quando o governo lançou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, popularmente conhecida como PEC do teto dos gastos.

O ministro fez questão de confirmar que a aplicação do exame está garantida a tantos candidatos quanto for necessário, a tempo de usarem o resultado do Enem para os programas de acesso ao ensino superior.

O desfecho do caso, entretanto, será conhecido apenas no início da semana que vem. Nós do Portal infoEnem estamos de olho e traremos todas as novidades sobre o assunto aqui.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *