Enem 2016 Poderá Ser Cancelado em Escolas Ocupadas Pelos Protestos

Durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (19) para anunciar a liberação da consulta online e acesso aos locais de prova do Enem 2016, os representantes do Ministério da Educação (MEC) informaram que as escolas tomadas pelos protestos que não forem desocupadas até 31 de outubro terão a aplicação do exame cancelada.

Em outras palavras, isso significa que, se até a data informada os estudantes não deixarem tais unidades escolares, os inúmeros candidatos que terão estas instituições como local de prova não farão o Enem 2016 nos dias 5 e 6 de novembro, juntamente com o restante dos candidatos por todo o Brasil.

Em declaração durante a coletiva, o ministro da educação Mendonça Filho afirmou que respeita o direito de protestar dos estudantes, mas que não abrirá mão de garantir que os alunos que farão as provas nessas escolas não sejam prejudicados:

Respeitamos o direito ao protesto, é base de um estado democrático de direito, mas o direito de estudar, de acessar uma prova que é inclusiva como o Enem, deve ser preservado a todos os brasileiros que queiram se submeter ao exame.

Ainda de acordo com ele, o ministério já solicitou à Advocacia Geral da União (AGU) que adote providências jurídicas cabíveis com relação à responsabilização dessas ocupações, pois caso o exame seja realmente cancelado em tais localidades o governo deverá arcar com os custos de uma nova aplicação para os candidatos envolvidos.

A data de uma possível nova aplicação do Enem 2016 para essas pessoas ainda não foi definida, mas Mendonça Filho fez questão de deixar claro que será realizada a tempo de se assegurar inscrições em programas de acesso ao ensino superior pelo exame, como Sisu, Prouni e Fies.

Segundo levantamento realizado na data de ontem pela equipe técnica do MEC, 181 escolas estão ocupadas, sendo 145 delas localizadas no estado do Paraná. Isso afetaria diretamente 95.083 candidatos de 11 estados diferentes. O custo estimado de uma nova aplicação para esses inscritos gira em torno de R$ 8 milhões.

Veja mais detalhes no vídeo de reprodução da reportagem abaixo:

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *