Controle do Tempo Será Fundamental no Segundo Dia de Provas do Enem 2017

Faltando pouco menos de 7 meses para o segundo dia de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), que ocorrerá em 12 de novembro, os candidatos já devem focar numa estratégia essencial para esta data: o controle do tempo de resolução das questões.

Isso porque, após a liberação do Edital com mudanças no exame, o segundo dia de provas – que até o ano passado trazia 45 questões de matemática acompanhadas da Redação e mais 45 itens de Linguagens – agora terá mais 45 de Ciências da Natureza, em 4h30min de aplicação. Com a nova configuração, a prova de Linguagens e Códigos e a Redação passaram para o primeiro dia, que terão 5h30min de duração.

Na prática, isso significa que todas as questões que exigem cálculos estarão concentradas no segundo dia, uma vez que Ciências da Natureza envolve as disciplinas de Química e Física, cujas questões muitas vezes trazem as temidas “contas”. Portanto, quem não estiver bem afiado na administração do tempo poderá se dar mal nesta data.

Mas afinal, como me preparar adequadamente para o segundo dia de Provas do Enem 2017?

Em primeiro lugar, é preciso ter uma estratégia muito clara de resolução das provas. Como o tempo de realização será de 270 min, equivalente a 4,5h, e temos 90 questões, o tempo médio para solução de cada exercício seria de 3 minutos. No entanto, como ainda é necessário preencher o gabarito, o ideal é que o tempo médio gasto por questão seja reduzido, no caso recomendamos para apenas 2 minutos e 30 segundos. Desta forma, ao resolver todas elas, o candidato ainda terá cerca de 45 minutos para repassar as respostas ao gabarito com tranquilidade e ainda tentar solucionar as questões que ficou em dúvida.

Definida a tática para realização do segundo dia de provas do Enem, falta “apenas” a parte principal: a prática. Não basta somente saber o que fazer no exame, mais do que isso é preciso saber COMO fazer. Ler enunciados com longos textos, interpretar os dados fornecidos, raciocinar qual a melhor forma de chegar a resposta e ainda realizar os cálculos, numa média de apenas 2,5 minutos para cada uma das 90 questões, não será tarefa fácil.

Por isso o treinamento ao longo do ano de preparação será fundamental. Nossa orientação é a busca constante (de preferência com frequência semanal!) de provas anteriores, simulados presenciais e listas de exercícios, lembrando que a resolução deve vir acompanhada da administração do tempo.

Além das indicações anteriores, recomendamos também o cadastro na Plataforma de Simulados Online do infoEnem . Além de simulados inéditos todas as semanas para os alunos resolverem do celular, tablet ou computador, a ferramenta também fornece um relatório de desempenho com informações detalhadas ao final de cada prova (imagem), inclusive com relação ao tempo total e tempo médio de resolução por questão, como tratamos nesta matéria.

Clique aqui para se inscrever na plataforma e começar a resolver os simulados agora mesmo.

É óbvio que a dica de hoje vale para o primeiro dia do Enem 2017 também, mas com a mudança nas ordem de aplicação das provas, isso torna-se ainda mais fundamental na segunda data. Mãos a obra e bons estudos!

Compartilhar

2 Comentários

Em Dois Domingos, Enem 2017 Pode Ser Menos Cansativo e Mais Estressante | infoEnem

[…] uma prova com muitos itens que exigem cálculos e de alto nível de dificuldade (confira uma dica importante para o segundo dia do Enem […]

Responder

Samuel Alencar

“O tempo voa”!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *