Conheça os Diferentes Tipos de Alimentação dos Animais

Muitas pessoas optam por não consumir carne, as chamadas vegetarianas, ou por não consumir derivados de origem animal, conhecidas como veganas. Na natureza, existem também animais que se alimentam de carne ou não. Neste artigo, entenderemos um pouco melhor sobre os alimentos que os animais consomem e como eles podem ser classificados de acordo com a alimentação.

Herbívoros

Em uma cadeia alimentar começa pelo primeiro nível trófico com os produtores, aqueles seres vivos que são autótrofos, ou seja, produzem o seu próprio alimento. Este alimento é composto por glicose, uma molécula orgânica produzida a partir de água, dióxido de carbono e energia luminosa, por meio do processo denominado fotossíntese. Depois deles, no segundo nível trófico, vem os heterótrofos, ou seja, que não produzem seu próprio alimento e se alimentam dos autótrofos. Como os produtores são vegetais, os seres que se alimentam deles são denominados herbívoros.

É possível ainda fazer classificações dentro da classe dos herbívoros. Existem aqueles que se alimentam do néctar presente nas flores, como abelhas e borboletas, denominados nectarívoros, aqueles que se alimentam de frutos, como aves, morcego e alguns primatas, denominados frugívoros, que se alimentam de folhas, como o coelho e a iguana, denominados folívoros, entre outros. Alguns destes animais, os chamados ruminantes, possuem uma digestão dividida em partes, o que facilita o processo e aumenta a absorção de nutrientes, o que é o caso dos animais como boi, girafa, ovelha e lhama.

Carnívoros

Depois da energia e nos nutrientes levados das plantas para os herbívoros, a cadeia alimentar segue para o terceiro nível trófico, caracterizado por aqueles consumidores que se alimentam dos animais herbívoros e são, portanto, carnívoros. Estes animais devem caçar o seu alimento e possuem, portanto, garras, dentes e corpo adaptado para perseguir a presa. Alguns exemplos destes animais são águia, crocodilo, tubarão, sapo, raposa e aranha.

Também é possível fazer uma classificação dentro dos carnívoros. Aqueles que se alimentam só de peixes, por exemplo, são denominados piscívoros, já aqueles que se alimentam só de insetos são chamados insetívoros.

Onívoros

Mas existem também aqueles animais que se alimentam tanto de vegetais quanto de animais, os denominados onívoros. Alguns exemplos de animais onívoros são gambá, ema, urso e lobo-guará. Eles possuem dentes adaptados tanto para rasgar e mastigar as fibras dos vegetais, quanto para rasgar a carne da presa. Devido à possibilidade de se alimentar de plantas e animais, os onívoros podem estar presentes como consumidores de qualquer nível trófico de uma cadeia alimentar.

Detritívoros

A última classificação trata dos animais detritívoros, aqueles que se alimentam de animais mortos, como por exemplo o urubu e a barata. Extremamente importantes para o equilíbrio ecológico, estes animais pertencem ao final da cadeia alimentar e, depois deles, são encontrados apenas os decompositores, como fungos e bactérias.

É possível, então, dividir os animais em quatro classificações segundo a sua alimentação, herbívoros, carnívoros, onívoros e detritívoros. Além de entender cada uma delas, fazer estas associações com outros temas, como cadeia alimentar e sistema digestivo é de extrema importância para as questões dos grandes vestibulares.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *