Confirmada fraude no Enem 2014 por venda de gabaritos

Em entrevista coletiva concedida em Belo Horizonte nesta quarta-feira (26), a Polícia Civil e o Ministério Público de Minas Gerais confirmaram que a quadrilha presa no último domingo por suspeita de fraudes em vestibulares de Medicina também vendeu pelo menos 15 gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio.

De acordo com as investigações o grupo de criminosos conseguiu os cadernos do Enem 2014 aproximadamente 10 minutos antes da prova, na cidade de Pontes e Lacerda, no interior do Estado do Mato Grosso. Após a rápida resolução do exame por um grupo de estudantes e professores universitários, as respostas começaram a ser transmitidas para os candidatos que haviam comprado os gabaritos.

Conforme detalhado pela Polícia, os gabaritos eram informados através de equipamento eletrônico no qual era usado um dispositivo de telefonia GSM parecido com um cartão de crédito. Os clientes recebiam as informações através de micropontos eletrônicos, momento em que os investigadores interceptaram o sinal e gravaram os áudios.

Aparelhos utilizados pela quadrilha. Imagem: Reprodução/O Globo.

Aparelhos utilizados pela quadrilha. Imagem: Reprodução/o Globo.

O Ministério Público explicou que já identificou dois dos aplicadores do Enem que entregaram as provas para os integrantes da quadrilha minutos antes da prova. Dois participantes do exame que contrataram o esquema também já foram identificados e qualificados, entretanto as investigações indicam que há pelo menos 15 beneficiados.

Como o Enem consiste num concurso nacional, essa parte da operação, chamada de Hemostase II, deve ser direcionada ao Ministério Público Federal. O órgão, juntamente com a Polícia Federal, devem dar continuidade as investigações para descobrir mais possíveis favorecidos com o esquema.

O Inep, instituto responsável pela organização do exame nacional, já entrou em contato com a Polícia Federal solicitando informações.

Estamos alertas e acompanhando os próximos capítulos do caso. Qualquer novidade será divulgada em primeira mão aqui no maior Portal do Enem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *