Compreenda a Política do Café Com Leite

Nesta semana publicamos, aqui no Portal infoEnem, artigo que trata da Proclamação da República no Brasil. Em seguida a este acontecimento temos o que chamamos de República Velha ou República Oligárquica, quando a Política do Café com Leite e a Política dos Governadores vigoraram no período entre 1889 e 1930. Este é o assunto que abordaremos hoje.

A Política do Café com Leite foi uma aliança entre os dois estados mais influentes do país na época: São Paulo, o polo da economia cafeeira, e Minas Gerais, onde estava concentrado o maior número de eleitores. Assim, a Presidência da República era revezada. Num mandato tínhamos um mineiro, no próximo, teríamos um paulista.

Isso acontecia através do apoio dos dois Estados para que os presidentes fossem eleitos.

A Política dos Governadores também foi ligada a esse sistema. Era uma aliança entre o Poder Executivo e os Governadores dos Estados. O Presidente dava total autonomia aos governadores, enquanto estes deveriam fazer a bancada de deputados federais aprovar todas as medidas propostas pelo Chefe do Executivo. Assim, o país ficou sob as medidas de São Paulo e Minas Gerais, que também comandavam as pequenas oligarquias dos outros Estados.

O primeiro presidente eleito foi o paulista Prudente de Morais, em 1894, seguido por Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Venceslau Brás, Epitássio Pessoa, Artur Bernardes e, por último, o paulista Washington Luís, cujo mandato terminou em 1930.

Washington Luís deu fim a esse acordo político quando, no final de seu governo, ao invés de indicar o mineiro Antonio Carlos para o cargo, apoiou o também paulista Júlio Prestes, rompendo com a aliança. Antonio Carlos então alia-se ao governo do Rio Grande do Sul e da Paraíba para montar uma chapa de oposição nas eleições. Por meio de uma fraude, São Paulo vence. Entretanto, é organizado um movimento que deu origem a Revolução de 1930, que será o tema de nossos próximos estudos.

Até lá!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

hort albert witt

Achei de grande importância os manuais para o SISU e PROUNI.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *