Como o Petróleo Pode Ser Abordado no Enem 2020

A principal fonte energética do mundo atualmente é o petróleo. Apesar de toda a busca por fontes alternativas de energia, o petróleo ainda é a matriz energética mais procurada, e isso certamente se manterá por alguns anos ou décadas. Isso se deve principalmente a versatilidade do petróleo, que além da utilização como combustíveis, ainda é utilizado para a fabricação de diversos produtos. Essa versatilidade pode também ser utilizada em provas e vestibulares, como o Enem. Sendo assim, em nossa postagem de hoje vamos estudar como o petróleo pode ser abordado nas provas do Enem. Além de elencar os principais aspectos, vamos também apresentar um exemplo de questão do Enem relacionada ao tema principal.

 

O que pode ser abordado?

Dentre as tantas opções de utilização do petróleo nas provas, alguns tópicos possuem maior destaque, seja pela importância do contexto ou ainda pela frequência de cobrança em provas anteriores. Abaixo estão listados alguns tópicos muito cobrados em vestibulares, inclusive no Enem.

  • Processo de destilação fracionada: A destilação fracionada é o principal processo utilizado na produção do petróleo e, portanto, é recorrente em diversas questões de vestibulares. Assim, você deve conhecer os principais tópicos deste processo, além dos produtos formados. Você pode conhecer o processo de destilação fracionada clicando aqui.
  • Impactos no meio ambiente: Apesar da sua importância, o impacto ambiental do petróleo e seus derivados é muito elevado, e os impactos causados pela utilização deste combustível são abordados com frequência. Portanto, é importante estudar e conhecer os principais impactos ambientais causados pelo petróleo, além das medidas possíveis para amenizar estes problemas.
  • Combustíveis: Os combustíveis, principalmente originados do petróleo, são cobrados diversas vezes nas questões de química do Enem, sendo avaliado principalmente a sua formulação química, e também o seu processo originário.

Questão do Enem envolvendo petróleo

A seguir, vamos observar uma questão do Enem de 2012, que envolve a utilização do petróleo.

A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.

MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).

Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução de seu uso, estão indicados, respectivamente, em”:

a) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.

b) Incidência da chuva ácida – estabilização da indústria automobilística

c) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.

d) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.

e) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.

 

Cuja alternativa correta é a C, uma vez que a utilização dos combustíveis de petróleo em veículos de transporte ocasiona o aumento do efeito estufa, derretendo as calotas polares. Para evitar este aumento, devemos diminuir a utilização dos veículos individuais, estimulando o uso de transportes de massa.

Desta maneira, estudamos hoje algumas das maneiras de abordagem do petróleo nas provas do Enem. Por se tratar de um assunto de grande importância, certamente alguma questão referente a este assunto será cobrada. Portanto, aproveite para estudar este tema!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *