Como estudar Química para o Enem 2013

Como estudar química para o Enem 2013Da nossa série de publicações, que destaca características importantes de cada disciplina dentro do Exame Nacional do Ensino Médio, faltava apenas química das exatas.

Temida por muitos, a química dentro do Enem se mostra uma das matérias mais conteudistas de todo o exame. Claro que a mesma traz, assim como todas as outras, muitas questões atuais e interdisciplinares. Mas a necessidade do conhecimento prévio de diversas áreas da química é bem evidente quando se analisa as questões das últimas edições.

Assim sendo, podemos destacar alguns assuntos que têm presença praticamente  garantida na edição de 2013:

Cálculo estequiométrico – Geralmente associado a problemas ambientais, como a chuva ácida, as questões desse tema se assemelham muito aos vestibulares tradicionais. Dessa forma, na hora de estudar, foque nas principais funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e algumas reações, como as de neutralização. E acima de tudo, pratique bastante. Afinal, para exercícios de estequiometria, quanto mais treino, melhor!

Termoquímica – Outro assunto bastante recorrente no exame. Tais questões, em geral,  cobram do candidato a comparação da quantidade de energia liberada na queima de diferentes materiais. Vale destacar que, como a termoquímica também vem contextualizada em diversos problemas ambientais, é muito comum questões que exijam cálculo estequiométrico antes de uma análise termoquímica.

Química orgânica – Tal assunto, cada vez mais, vem ganhando força no exame. Vide o Enem de 2012, que apresentou diversas questões sobre o tema. Dessa forma, é imprescindível saber reconhecer as principais funções orgânicas e suas principais reações. Aqui, infelizmente, cabe a palavra “decoreba”.

Outros assuntos de relevância são equilíbrio químico, pilha e eletrólise.

Portanto, não tem escapatória. A palavra chave para estudar química para o Enem é dedicação, foco nos assuntos mais reincidentes e muitos exercícios, tanto de edições anteriores do Enem, quanto de vestibulares tradicionais.

Como de costume, segue alguns sites e blogues que vale a pena visitar (e até acompanhar) quando for estudar química:

 
Leia os outros Artigos da série:

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




4 Comentários

Eliana Costa

Ótimas dicas!! Continuem postando. São muito úteis!!

Responder

aline

otimo

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *