Comissão debate correção da redação do Enem 2012

Nesta próxima quinta-feira, 9 de abril, a Comissão de Educação promoverá uma audiência pública para discutir os critérios de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

Intitulado “Os Critérios de Correção das Redações do ENEM 2012”, tal debate foi convocado pelo deputado federal Raul Henry, em março deste ano, após reportagem do jornal O Globo revelar que alguns estudantes conquistaram nota máxima na Redação, mesmo tendo cometido erros graves de ortografia, pontuação e concordância verbal e nominal.

Além destes casos, também vieram a tona duas redações que apresentaram fuga ao tema e mesmo assim obtiveram nota acima da média, o que gerou muita polêmica. Numa delas o candidato acrescentou uma receita de miojo, enquanto na outra foi incluído um trecho do hino do Palmeiras.

Na época, o Inep (órgão responsável pela elaboração do Enem) rebateu as críticas com a justificativa de que uma redação nota mil pode apresentar eventuais desvios nas competências avaliadas.

O Ministério da Educação também se defendeu através do ministro Aloisio Mercadante que divulgou à imprensa que para a próxima edição do Enem os critérios para eliminação de candidatos serão mais rígidos (clique aqui para ver a matéria completa), incluindo os casos como os citados no parágrafo anterior, em que houve deboche por parte dos estudantes.

Quanto o objetivo da audiência, o deputado Raul Henry foi muito claro: “O que queremos é que o Inep reconheça que errou e corrija o erro”.

Vale ressaltar que o presidente do Inep foi convidado e já confirmou presença no debate que ocorrerá no Plenário 10, às 10 horas.

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *