Começou Hoje Reaplicação do Enem 2018 e Enem PPL

Nesta terça-feira (11) começou a reaplicação do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – a 2,7 mil candidatos em 16 cidades com locais de prova específicos que tiveram o teste interrompido durante os dias 4 e 11 de novembro, durante a aplicação oficial. Além disso, também teve início o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) em mais 1,4 mil instituições de todo o Brasil.

A realização segue até quarta-feira (12), sendo que neste primeiro dia os candidatos fizeram a redação e mais 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos (45 de cada área). Os horários, que respeitam sempre a hora oficial de Brasília, foram os mesmos da aplicação oficial: abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início das provas às 13h30min com encerramento às 19h.

Já no dia de amanhã o desafio dos participantes ficará por conta das 90 questões objetivas das áreas de Ciências da Natureza, que envolve as disciplinas de Biologia, Física e Química, e de Matemática. A duração do exame será de 5h, portanto com término previsto para às 18h30min.

Vale mencionar que, tanto as questões quanto o tema da redação, são os mesmos na reaplicação e na edição do Enem 2018 PPL. Logo após o início da avaliação o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – publicou, por meio de sua assessoria de comunicação social, o tema referente a proposta de redação: Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil.

Ao final do primeiro dia de avaliação o Inep e o Ministério da Educação (MEC), órgãos públicos e oficiais responsáveis pelo exame, não relataram nenhuma ocorrência importante relacionada a questões de segurança do Enem, como por exemplo tentativas de fraude ou eliminações de participantes por violação de regras do exame.

De acordo com dados divulgados por estas instituições, as provas de hoje foram aplicadas a mais de 40 mil pessoas, sendo 41.044 participantes da edição PPL e outras 2.725 para estudantes que obtiveram direito à reaplicação após serem afetados por problemas logísticos na aplicação regular, como a falta de energia elétrica na maioria dos casos.

Candidatos Poderão Concorrer a Vagas em Universidades

Como o exame nacional utiliza o modelo matemático da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para correção e atribuição de notas das questões objetivas, que permite comparar notas de edições distintas, os candidatos que estão prestando o Enem PPL e a reaplicação nestes dois dias poderão concorrer normalmente a vagas em universidades por meio dos principais programas de acesso ao ensino superior:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada para vagas em universidades públicas e institutos federais;
  • Prouni – Programa Universidade Para Todos para bolsas de estudo integrais/parciais em instituições privadas;
  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil para contratos de financiamento em universidades particulares.
Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *