Inep Altera Data de Aplicação do Enem 2018 PPL

No início desta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por organizar a maior avaliação do país, anunciou a mudança nas datas de aplicação do Enem 2018 PPL – Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa.

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (08), o qual retifica o Edital do Enem PPL, esta edição especial do exame acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro, uma semana antes das datas previstas inicialmente (18 e 19 de dezembro), conforme havíamos divulgado aqui.

Os participantes, que realizarão os testes nas próprias unidades prisionais ou socioeducativas nas quais estão confinados, farão a avaliação que segue exatamente o mesmo modelo do exame tradicional (veja), que acontecerá em 4 e 11 de novembro para mais de 5,8 milhões de participantes de todo o Brasil:

  • 11 de dezembro – provas objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões), Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias (45), com tempo de 5h30min de duração, contado a partir da autorização do aplicador para o início das provas;
  • 12 de dezembro – Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45) e Matemática e suas Tecnologias (45), com tempo máximo de 5h para conclusão dos itens.

Depois da realização do exame, nenhum evento foi alterado. Por meio do chamado responsável pedagógico, pessoa de cada instituição designada para acompanhar as etapas e realizar os procedimentos para os participantes de sua unidade, os candidatos conhecerão suas notas no resultado que sairá em 17 de janeiro de 2019 e poderão ainda participar de programas de acesso ao ensino superior como Sisu – Sistema de Seleção Unificada e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Clique aqui para acessar o documento oficial do Inep publicado no DOU.

Inep Deixou Dúvida Sobre Reaplicação do Enem Regular Para Prejudicados

Em nota informativa publicada pela sua assessoria de comunicação social, o Inep não informou o motivo da antecipação das datas do Enem PPL e tampouco se as datas de reaplicação da etapa regular do exame, para candidatos que tiverem a resolução das provas interrompidas, também será adiantada para 11 e 12 de dezembro.

Isso porque recentemente o instituto oficializou o lançamento de um recurso digital para que os candidatos que não puderem concluir o exame regular por motivos de força maior, como por exemplo interrupção do fornecimento de energia elétrica, possam confirmar sua participação na reaplicação pela internet (saiba mais).

Na oportunidade, o Inep confirmou que as datas de replicação para essas pessoas seria a mesma do Enem PPL, que até então ocorreria 18 e 19 de novembro. Apesar de anunciar a mudança da versão voltada para privados de liberdade, o órgão não se pronunciou sobre as datas da reaplicação, deixando a dúvida no ar.

Vamos aguardar mais informações e, qualquer novidade sobre o assunto, será postada aqui.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *