Acima da Expectativa, Enem 2016 Registra 9,2 Milhões de Inscritos

Na tarde desta terça-feira (23 de maio), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o balanço com números e informações referente as inscrições no Enem 2016.

De acordo com os dados, e superando as expectativas do governo, que previa em torno de 8 milhões, esta edição registrou 9.276.328 de inscritos, 9,4% a mais em relação ao ano passado, em que certa de 8,5 milhões de candidatos se cadastraram para participar do exame.

Vale esclarecer que essa quantidade deve sofrer uma redução, pois, após o encerramento do prazo para pagamento da taxa de R$ 68, que ocorre nesta quarta-feira (25), muitos não terão sua inscrição homologada pelo sistema por não quitarem o boleto. Vale lembrar que são isentos os concluintes do ensino médio em 2016 e candidatos de baixa renda.

Além do aumento no total de inscritos em relação ao ano passado, o montante de isentos nesta edição também foi maior: são 71,1% no Enem 2016 – maior taxa desde 2013 – em comparação com apenas 59,8% em 2015.

Entre os cadastrados, a maioria é do sexo feminino (57,37%) e considera-se pretos e pardos, que somados atingem metade do total.

A região com maior concentração de inscritos foi a Sudeste, que representa 35,86% dos 9,2 milhões. Na sequência vem o Nordeste (32,12%), Sul (11,93%), Norte (11,16%) e Centro-Oeste (8,94%).

Além disso, também foram realizadas 72 mil solicitações de atendimento especializado e outras 107,4 mil atendimentos específicos, que abrangem pessoas com baixa visão ou dificuldades de enxergar, deficiência física, auditiva e surdez, entre outros.

O MEC divulgou ainda que o Aplicativo Enem 2016, para acompanhamento e recebimento de informações referentes ao exame, será lançado na semana que vem, a partir do dia 1 de junho.

Para conferir o relatório completo sobre as inscrições do exame, confira esta matéria publicada pela Assessoria de Comunicação Social do ministério.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *