Boleto do Enem 2016 Deve Ser Pago Até Quarta-feira

Encerrado o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pontualmente às 23h59 da última sexta-feira (20), os candidatos inscritos e automaticamente isentos ou aqueles que declararam carência já podem se preocupar exclusivamente com a continuidade de seus estudos.

Já os que não fazem parte de um dos dois grupos, deverão ainda quitar a taxa de inscrição valor de R$ 68. O prazo para pagamento irá encerrar às 21h59 desta quarta-feira, 25 de maio.

Para imprimir o boleto, basta acessar a página do participante no site do Inep e fazer o login com seu CPF e senha cadastrada. Se você perdeu sua senha, veja como recuperá-la nesta matéria. Ao entrar no sistema, irá deparar com a mensagem “Inscrição pendente de pagamento!”. Basta rolar a tela que já vera o boleto e o botão “Imprimir GRU” para realizar a impressão.

Para sua comodidade, o GRU – Guia de Recolhimento da União – poderá ser pago em qualquer agência da rede bancária, do Correio ou até mesmo nas casas lotéricas. Até o ano passado o boleto só podia ser pago no Banco do Brasil.

boleto_enem2016

Se você já fez o pagamento e ainda não teve sua inscrição confirmada, acalme-se. A atualização no sistema com a confirmação de sua participação no Enem 2016 deve ocorrer nos próximos dias/semanas.

Caso tenha optado pela declaração de carência para ficar isento de pagar a inscrição, fique atento e acesse diariamente o acompanhamento de sua inscrição, pois caso o pedido seja negado terá que realizar o pagamento da taxa dentro do mesmo prazo estipulado para todos os outros participantes.

Agora se você, por algum motivo, não está conseguindo visualizar o GRU do Enem 2016 ou encontrou alguma anormalidade na página do participante, recomendamos que entre em contato imediatamente com o Ministério da Educação (MEC) para solicitar orientações. O telefone é 0800-616161 e a ligação é gratuita.

Vale reforçar que os não isentos ou carentes deverão obrigatoriamente pagar a inscrição do exame dentro do prazo estabelecido. Aquele que não o fizer, estará automaticamente desclassificado do Enem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




7 Comentários

Jonathan

N paguei o Enem acabei esquecendo e agora me ajudem pfv tem como renovar o meu boleto?

Responder

Labibe

Eu paguei minha inscrição dia 23/05/16 e até agora não foi confirmada a minha inscrição. O que eu faço?

Responder

josiane

eu não consigo imprimir o boleto,o que eu faço ?

Responder

Bruno Venancio Perez

boa tarde , queria saber se posso renovar o boleto,?

Responder

Benedita josé das chagas

Já paguei o meu boleto graça a Deus, e fetuei meu pagamento dia 16/05/2016

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *