UFRN confirma ampliação do Enem/Sisu para 2013

Por InfoEnem

O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com os dias contados. Na manhã desta terça-feira (17), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN confirmou a ampliação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a resolução aprovada pelo Consepe, para o ingresso no ano de 2013,  cujas provas serão realizadas no final deste ano, todos os cursos deverão disponibilizar, no mínimo, 50% das vagas através do Sisu, ficando o restante das vagas destinadas ao ingresso via vestibular tradicional.  Assim sendo, o estudante que realizar o Enem 2012 já poderá concorrer a vagas da UFRN sem precisar prestar o processo seletivo da instituição.

Os cursos cujo ingresso se dá somente no segundo semestre terão seu acesso exclusivamente através do Sisu, enquanto os cursos com entrada apenas no primeiro semestre terão vagas divididas, com 50% pelo vestibular e 50% pelo sistema do Ministério da Educação.

A mesma resolução também prevê que a partir de 2014 a UFRN preencherá 100% das suas vagas através do Sisu, “excetuando-se os cursos que não se enquadram nesse processo seletivo”.

Também ficou determinado que após a finalização do vestibular deste ano e as duas edições do Sisu 2013, a Pró-Reitoria de Graduação e a Comissão Permanente para o Vestibular (Comperve) farão um estudo do processo de admissão e, caso seja constatada a necessidade, proporão alteração dessa resolução.

Desta maneira, a universidade procura se adequar à nova realidade que já existe em diversas outras instituições federais de ensino superior, segundo a reitora Ângela Paiva Cruz, que mostrou-se satisfeita com a aprovação. Ela considera tal decisão uma “significativa evolução pela qual a UFRN irá passar nos próximos anos. Com essa mudança, a Universidade passará dos atuais 6% dos estudantes que ingressaram via SISU para 100% do alunado”.

O principal objetivo da medida é democratizar a forma de acesso ao ensino superior. “É um processo mais justo para o aluno. E essa mudança é bem-vinda para toda a sociedade”, conclui a reitora.

 

Notícias relacionadas:

39 Comentários

Laiz

Com essa decisão de adotaro sisu na UFRN vai ficar mais dificil entrar na UFRN?

Responder

InfoEnem

É complicado responder a esta pergunta Laiz, mas creio que vai ficar mais difícil, pois você concorrerá a vaga com candidatos que prestaram o Enem em todo o Brasil, diferentemente do que acontecia com o vestibular tradicional da UFRN, que atraía candidatos do próprio estado e dos estados vizinhos apenas.

Responder

Leila

Então a intenção é dificultar ??

Responder

InfoEnem

Não Leila, creio que a intenção é possibilitar a estudantes de outros estados que não tem condição financeira de pagar uma viagem para o RN disputar as vagas sem precisar se deslocar.

Responder

Angela Morias

Acredito que o intuito realmente é oportunizar todos os estudante no ingresso de um curso numa unversidade pública sem ter que pagar pela inscrição do vestibular (R$ 110,00) e ainda ter gastos com deslocamento.
Isso realmente anula a hipótese de estudantes com pouca condição financeira de participar do processo minimizando as chances dos mesmos ingressarem num curso superior.
Essa iniciativa já era para está acontecendo desde 2011 como a UFC.

Fabrizio Garritano

Muita boa essa medida adotada pela UFRN, diminui as distancias entre os estados e proporciona uma maior diversificaçao de estudantes em todo o brasil.

Responder

Marcksuel Lopes

espero que n fique como a UFCG que para concluir suas vagas nos períodos
letivos tiveram que fazer 16 chamadas e deixaram vagas em aberto ainda devido a grande concorrência e a falta de realização de matriculo pelo os alunos aprovados

Responder

Luciana Lima

A escolha do curso será somente após o resultado da prova?

Responder

InfoEnem

Será após o resultado do Enem, porém antes do resultado do Sisu Luciana. Você recebe as notas do Enem e depois escolhe o curso que irá se inscrever no Sisu. Qualquer dúvida escreva, obrigado pelo contato!

Responder

Diógenes

Olá. Tem alguma lista com os cursos e suas respectivas porcentagens de vagas pelo sisu?
obrigado!

Responder

InfoEnem

Olá Diógenes, tem uma lista de cursos e vagas sim, porém o Sisu ainda não liberou, se quiser ver a lista do Sisu realizado em janeiro vá para a sessão “fique atento” do InfoEnem e clique no link da lista. Obrigado pela visita!

Responder

Aerrow

Pessoal vai fazer Vestibular na UFRN que são de Natal p ou moram no RN odem dar Adeus as nossas vagas ! agora todo o Brasil vai esta disputando as vagas da nossa Universidade ! Absurdo ! Fora que vocês verão vão fazer chamadas e mais chamadas e os alunos que passam em outros estados, 90% não viram efetuar a matricula na UFRN, resumindo : Tirar as vagas do povo do RN e ainda por cima as salas ficaram vazias !

Responder

EU

Tá com medinho da concorrência é?

Responder

Paloma

Porque vc não deixa de reclamar e faz o enem?

Responder

Gabriella

Faco suas palavras as minhas,não tem nada haver com concorrência e sim que vai tirar a oportunidade de quem quer !!!!!!1

Responder

Carlos

Laiz, com isso havera ao SISU mais cursos e vagas mas aumentara a concorrencia na UFRN.

Responder

Leila

Democratização ?
desde quando ?, não sei aonde esta mudança é bem vinda pela sociedade … não sei o porque e com que aprovação isso foi feito, meu destino intelectual corre risco.

Responder

jackson

ola , gostaria de saber se pode participar dos dois processos , ou seja se pode participar atraves do ENEM e tambem fazer o vestibular .

Responder

InfoEnem

Não Jackson, ou você concorre a vaga pelo vestibular ou pelo Enem/Sisu. Deve fazer a escolha no momento da inscrição. Qualquer dúvida escreva, obrigado pela visita!

Responder

Mário - Belém do Pará

Olá, estava pesquisando sobre a UFRN, e iria fazer o vestibular tradicional, mas com essa noticia as coisas irão ficar bem melhores pra mim.

Responder

Fabrícia

Boa tarde.
Gostaria de saber na sua opinião, qual dos processos é mais fácil?
Desejo muito fazer faculdade na UFRN. Moro em São Paulo, mas não vejo problema nenhum em ir fazer a vestibular normal.

Responder

InfoEnem

Fabrícia, não sei lhe dizer qual dos processos é mais fácil, porém sem dúvidas o Enem/Sisu é mais prático. Principalmente porque não precisará se deslocar para fazer a prova, como ocorre com o vestibular tradicional, gastando assim menos tempo e dinheiro. Mas a decisão deve ser sua. Desejamos desde já boa sorte independentemente da escolha. Obrigado pela visita!

Responder

ERIVALDO FELIX DE LIMA

OLÁ, GOSTARIA DE SABER QUAIS OS CURSOS QUE IRÃO FAZER PARTE DO SISU EM 2013 JA QUE 50% ESTARÃO A DISPOSIÇÃO.

Responder

InfoEnem

Olá Erivaldo ainda não é possível responder a sua pergunta, somente quando o Ministério da Educação liberar a lista de cursos, vagas e instituições participantes saberemos quais cursos estarão no Sisu em 2013. Obrigado pela visita, qualquer dúvida nos escreva!

Responder

Richarles

Eu fiz minha inscrição do ENEM e da UFRN, eu posso concorrer para o mesmo curso pelos dois? Tipo, se não passar em um, entrar pelo outro?

Responder

InfoEnem

Olá Richarles, creio que você deve optar entre tentar a vaga pelo Sisu (que usa as notas do Enem) ou pelo vestibular tradicional, independentemente de ser o mesmo curso ou não. Mas sugiro que confirme esta informação entrando em contato com a Comissão Permanente para o Vestibular, através do telefone (84) 3211 9203. Agradeço pela visita!

Responder

Raquel

Eu gostaria de saber se todos os cursos da UFRN aceitarão parte de suas vagas pelo enem e o restante pelo vestibular tradicional, ou se são alguns cursos somente que estarão realizando isso no ano de 2013

Responder

InfoEnem

Olá Raquel, todos os cursos reservarão, no mínimo, 50% das vagas para entrada através do Sisu/Enem. Qualquer outra dúvida nos escreva!
Grato pela visita!

Matheus

Responder

Lydiane

Olá, gostaria de saber se posso fazer o vestibular normal e ainda competir pelo o enem/sisu para ingressar na faculdade da Ufrn e qual o período que as inscrições do sisu estarão abertas? Obrigada!

Responder

InfoEnem

Olá Lydiane creio que você pode sim prestar o vestibular e se não for aprovada ainda tentar a vaga pelo Sisu, que normalmente abre inscrições em janeiro. Porém não sei informar se o resultado do vestibular sairá antes da abertura de inscrições do Sisu. Sugiro que busque mais informações entrando em contato com a UFRN. Agradeço pela visita, qualquer outra dúvida nos escreva!

Responder

ANTON IO GALINHA DE MEDEIROS

Poderá ser utilizada a melhor nota do enem 2011 ou 2012, para concorrer a cursos da UFRN, via SISU 2013?

Responder

InfoEnem

Somente as notas do Enem 2012 Antonio!

Volte sempre ao infoEnem!

Responder

Maíra Sara

Quem fez o Enem 2011, mas não fez o 2012, pode utilizar a nota na a seleção do Sisu para as vagas na Ufrn?

Responder

Maíra Sara

Reformulando a questão: Quem fez o Enem no ano de 2011, mas não fez em 2012, pode utilizar a nota na a seleção do Sisu para as vagas na Ufrn?

Responder

InfoEnem

Não. Apenas as notas do Enem 2012 serão consideradas.
Abs
Prof Fernando Buglia

Responder

UFRN ofertará 100% das vagas via Enem / Sisu |

[…] universidade, que já havia acenado para um aumento nas vagas ofertadas via Sisu (veja a matéria), aproveitou para estabelecer a aplicação do porcentual de cotas que serão reservadas no SiSU. […]

Responder

raíres

a concorrência para medicina neste ano será de quanto?

Responder

InfoEnem

Olá Raíres!
Impossível responder a esta pergunta, pois para se calcular a concorrência é necessário saber a quantidade de inscritos, o que será possível somente após o final das inscrições do SiSU 2014.
Grato pelo comentário e visita, volte sempre!
Matheus

Responder

Gabriella

ODIEI MORTALMENTE essa medida da UFRN,pois fica bem mais dificil de entrar e sem falar que seria bem melhor 50% sisu e 50% enem,estou triste!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>