22/07/2014

MEC abre período de adesão ao Prouni 2012/2

 

As instituições particulares de educação superior interessadas em participar do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2012 têm prazo até 12 de junho para firmar o termo de adesão. Aquelas que já participam do programa devem emitir termo aditivo, no mesmo prazo.

Criado em 2005, o ProUni, programa do Ministério da Educação, oferece bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos os bolsistas integrais oriundos da rede particular. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.

Professores da rede pública de ensino básico também podem concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia. Eles não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam. O programa já concedeu mais de 1 milhão de bolsas.

A emissão dos termos de adesão pelas instituições de ensino deve ser feita pela internet, no Sistema Informatizado do ProUni (SisProUni).

Portaria Normativa do MEC nº 9, que define as regras para adesão ao programa, foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 18, seção 1, página 10.

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. Jailma says:

    Eu gostaria de saber a data que inicia as inscrições do prouni 2012.2 ?

    • InfoEnem says:

      Olá Jailma, o cronograma com todas as datas do Prouni 2012.2 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem, pois assim que o cronograma for liberado divulgaremos aqui.

    • luciano says:

      Fique sempre atenta as informações divulgadas junto aos sites do MEC.Segundo as últimas notas do referido ministério, o cronograma Prouni 2012.2 sairá em breve.

    • TMBM QUERO SABER.. QNDO SOUBER ME AVISA!!

      • InfoEnem says:

        Olá Jane, o período de inscrições do Prouni 2012.2 será do dia 28/06/2012 até às 23 horas e 59 minutos do dia 02/07/2012, horário oficial de Brasília. Obrigado pela visita e boa sorte!

    • kelly de fatima bandeira says:

      eu gostaria de saber se posso me matricular so com a xerox da certidao de nascimento .pois perdi a original,os demais documentos necessarios eu tenho,so nao tenho a certidao original

  2. Elane says:

    Qual o período de inscrição para o ProUni 2012.2?

    • InfoEnem says:

      Olá Elane, o cronograma com todas as datas do Prouni 2012.2 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem, pois assim que o cronograma for liberado divulgaremos aqui. Obrigado pela visita!

  3. TÂNIA says:

    Quero muito conseguir uma bolsa de estudos pelo prouni 2. mais gostaria de saber quanto tempo vão dar para
    para estar se escrevendo.

    • InfoEnem says:

      Olá Tânia as inscrições para o Prouni 2012.2 ainda não estão abertas. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem que divulgaremos o cronograma com as principais datas do Prouni.

  4. keith says:

    Todas as faculdades que aderiram ao Prouni no primeiro semestre aderem ao programa no segundo?

    • InfoEnem says:

      Não Keith, nem todas as faculdades que aderiram ao Prouni do primeiro semestre vão aderir no segundo. Você deve consultar a lista de instituições e vagas que será divulgada pelo MEC no próximo mês. Obrigado pela visita e boa sorte!

  5. Renato says:

    Bom gostaria de saber se o salario minimo e meio é durante todo o curso, ou após o primeiro semestre essa valor aumenta ??

    Obrigado

    • InfoEnem says:

      Olá Renato, você precisa comprovar essa renda assim que é selecionado para a bolsa. Depois que comprova sua situação financeira haverá uma periodicidade, não sei informar se anual ou semestral, que a instituição exigirá documentos para confirmar que você continua se encaixando nas exigências do programa, por isso creio que é durante todo o curso. Espero ter esclarecido sua dúvida, qualquer problema nos escreva!

  6. Ana Julha says:

    olá gostaria de saber se as inscrições para o prouni ja iniciaram?

    • InfoEnem says:

      Olá Ana, as inscrições para o Prouni ainda não iniciaram. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem, pois o MEC publicará o cronograma com as principais datas do programa nas próximas semanas, e divulgaremos aqui.

  7. Genivaldo says:

    Bom dia,! será que quem não se inscreveu em janeiro pode se inscrever?

    • InfoEnem says:

      Olá Genivaldo, quem não se inscreveu no Prouni em janeiro pode se inscrever agora no meio do ano sim. As duas edições são independentes. Obrigado pela visita e tenha um bom dia!

  8. Elane says:

    Olá. Gostaria de saber se sou eu que escolho a instituição que quero ou se na inscrição já tem umas opções para eu escolher??? De acordo com minha nota?

  9. Weslei says:

    Oi. Queria saber se o prouni necessariamente abre as inscrições uma semana depois do sisu, ja que o sisu 2012.2 começa dia 18 posso esperar que na semana seguinte o prouni abra as suas ou antes disso? Obrigado…

    • InfoEnem says:

      Olá Wesley, o MEC ainda não confirmou quando será o período de inscrições do Prouni, mas assim como ocorreu no primeiro semestre, provavelmente o prazo será aberto após o encerramento das inscrições para o Sisu. Antes disso com certeza não abrirá. Obrigado pela visita e boa sorte!

  10. Fabricio JRS says:

    Boa Tarde! eu gostaria de saber se quem já tem metade da bolsa pelo prouni pode se escrever agora na metade do ano tentando uma bolsa integral?

    • InfoEnem says:

      Bom dia Fabrício! Acredito que quem já tem uma bolsa parcial pode se inscrever e tentar uma bolsa integral sim, porém não posso lhe garantir. Sugiro que entre em contato neste telefone 0800 616161 (consta na página de contato do site oficial do Prouni) para confirmar. Qualquer outra dúvida nos escreva! Obrigado pela visita e boa sorte!

  11. LeonardoDias says:

    Eu estou cursando o ensino superior em uma universidade federal, mais não estou gostando do curso, será que posso concorrer a uma bolsa do ProUni 2012/2?

    • InfoEnem says:

      Olá Leonardo, você pode concorrer a bolsa sim, desde que tenha prestado o Enem 2011. Obrigado pela visita e boa sorte!

  12. Larissa says:

    Olá, morro com minha avó, porém quem me sustenta financeiramente são meus pais, gostaria de saber qual a renda que eu coloco na hora da minha inscrição no PROUNI, a da minha vó, ou a dos meu pais? Desde já muito grata.

    • InfoEnem says:

      Olá Larissa, se você é sustentada pelos pais, deve colocar a renda deles. Porém confirme se a renda de seus pais se encaixa nas exigências do programa. Qualquer outra dúvida escreva. Boa sorte e obrigado pela visita!

      • lais says:

        Boa, tarde!!!
        gostaria de saber, como comprovar renda de uma pessoa cujo trabalha autonomo, como ambulantes, diaristas, que não possuem carteira assinada e também não tem emprego fixo e estável? resumindo quem faz bicos?
        como comprovar essa renda?
        No aguardo por respostas.

        • InfoEnem says:

          Boa noite Laís, possivelmente serão exigidos documentos como extratos bancários ou comprovantes de contribuição no imposto de renda, porém o melhor a fazer é ligar na Central de Atendimento do Prouni, pelo telefone 0800 616161, e tirar todas as dúvidas. Obrigado pela visita e boa sorte!

  13. Francisco says:

    Oi, sou professor da rede publica estadual e estou cursando química numa faculdade , nao fiz enem, gostaria de saber se posso receber bolsa através do prouni?

    • InfoEnem says:

      Olá Francisco, você não pode receber a bolsa por que precisa das notas do Enem 2011 para se inscrever e concorrer com os outros candidatos. Obrigado pela visita e boa sorte!

  14. Beatriz says:

    Bom dia, gostari de sabr quando vai começar as inscrições para o segundo semestre de 2012, quero muito me inscrever, mais não encontro essa informação.
    Obrigada.

    • InfoEnem says:

      Olá Beatriz, você ainda não encontrou esta informação porque o MEC ainda não divulgou as datas do prazo de inscrições do Prouni 2012/2. Provavelmente será ainda no final deste mês de junho. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem que divulgaremos aqui. Obrigado pela visita!

  15. Franciely says:

    Gostaria de saber se ja há alguma data prevista para a abertura das inscrições do Prouni 2012/2??

    desde ja agradeço.

    • InfoEnem says:

      Olá Franciely, o MEC ainda não divulgou as datas do prazo de inscrições do Prouni 2012/2, mas provavelmente será ainda no final deste mês de junho. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem que divulgaremos aqui. Obrigado pela visita!

  16. Ana Caroline da Silva says:

    Olá boa tarde!

    No primeiro semestre de 2012 ganhei a bolsa do prouni 100%, mais tive um problema em relação a documentação que faltava e por isso perdi a vaga, no caso gostaria de saber se pelo fato de ter sido pleitiada com a bolsa no começo do ano me impede de concorrer novamente para o segundo semestre? pode ser que eles deem preferência para quem não conseguiu, mais no caso eu não realizei a matrícula e nem estou cursando, ainda tenho chances?

    Desde já agradeço!

    • InfoEnem says:

      Olá Ana Caroline, o fato de você ter conseguido uma bolsa no primeiro semestre não te impede de concorrer novamente. Você pode concorrer normalmente a bolsa, bas ta se inscrever quando o período for aberto. Qualquer outra dúvida escreva. Boa sorte!

      • Ana Caroline da Silva says:

        Precisava muito tirar essa dúvida, agora estou bem mais tranquila.

        Muito obrigada!

  17. Jessiara says:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber o prazo de inscrição do ProUni, ou ja encerrou??

    Fico no aguardo.

    Obrigada..

    Att;
    Jessiara.

    • InfoEnem says:

      Olá Jessiara, o prazo de inscrições do Prouni 2012/2 ainda não iniciou e nem tem data oficial. Mas provavelmente será ainda no final deste mês de junho. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem que divulgaremos aqui. Obrigado pela visita!

  18. Paula Regina says:

    Bom dai !
    Gostaria de saber se com a nota do enem 2011 consigo participar do pro uni de 2012 ?através do sisprouni?

    grata

    • InfoEnem says:

      Olá Paula, com as notas do Enem 2011 você consegue participar do 2º Prouni 2012, basta se inscrever quando o prazo for aberto.

  19. Paula Regina says:

    E se com a nota com mínimo 400 pontos é válida para o ENEM 2012 ,sabendo que a pontuação agora aumentou?

    grata

    • InfoEnem says:

      Até o momento nenhuma alteração com relação a nota mínima foi anunciada, então continua valendo a regra dos 400 pontos como nota mínima para participar do PROUNI. Qualquer outra dúvida nos escreva Paula, obrigado pela visita!

  20. Francisco says:

    Oi , fiquei sabendo sobre MP 559/12 que foi votada esta semana referente a pagamentos de dividas de universidades, colocando mais bolsas, e um dos quesitos se refere a bolsas a professores da rede publica, gostaria de sabe se vai ser ja para 2012/2 ou so para 2013? E como vai funcionar isto para os professores que nao fizeram enem?

    • InfoEnem says:

      Olá Francisco, acredito que a medida provisória só começa a valer para 2013. Mas o processo de seleção para o Prouni continuará utilizando o Enem como critério para seleção de bolsistas, dessa maneira quem não fizer a prova do Enem 2012 não poderá concorrer as bolsas no ano que vem.

  21. Stephanie says:

    Ola, gostaria de saber quando sera a inscriçoes do prouni 2 semestre
    Obrigado

    • InfoEnem says:

      Olá Stephanie, o MEC ainda não divulgou as datas do prazo de inscrições do Prouni 2012/2, mas provavelmente será ainda no final deste mês de junho. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem que divulgaremos aqui. Obrigado pela visita!

  22. julianavr says:

    OI, FAÇO ENEM DESDE 2005 E ANTIGAMENTE NÃO ERA TÃO DIVULGADA O ASSUNTO PROUNI, PODERIA SER AUTOMÁTICO ASSIM FACILITARIA A VIDA DE MUITOS ,BOM, EU QUERO SABER QUAIS OS DOCUMENTOS EXIGIDOS E SE VOU NA FACULDADE SABER DO RESULTADO,POIS,VOU TENTAR O PROUNI PELA PRIMEIRA VEZ. OBRIGADA

  23. Kely Cristina Feitosa says:

    Olá. Queria saber se já estão abertas as inscrições para o segundo semestre 2012. Quero me inscrever, mais não consigo localizar no site essa opção.

    • InfoEnem says:

      Olá Kely, o MEC ainda não divulgou as datas do prazo de inscrições do Prouni 2012/2, mas provavelmente será ainda no final deste mês de junho. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem que divulgaremos aqui. Obrigado pela visita!

  24. Cristian says:

    Olá, minha indagação se refere ao tipo de bolsa(integral ou parcial), cursei o ensino fundamental e o ensino médio em escola pública porém o 3º ano cursei durante seis meses em curso particular. Existe possibilidade de eu conseguir bolsa integral? Pois fora isso estou enquadrado na renda familiar, já viu algum caso parecido?

    Atenciosamente,

    Cristian

    • InfoEnem says:

      Olá Cristian bom dia, se o no seu diploma consta que você se formou na escola pública, creio que não haverá problemas. Se você cursou estes seis meses em escola particular como bolsista integral, também não há problemas. Como ainda não vi nenhum caso como o seu, sugiro que entre em contato no telefone 0800 616161 para esclarecer sua dúvida. Obrigado pela visita e boa sorte!

  25. wagner ferreira lima says:

    Olá, boa noite gostaria de saber quando vão começar as inscrições para o Prouni do segundo semestre de 2012, pois procurei nos sites e não encontrei nada a respeito da data.

    Atenciosamente:
    Wagner Lima

    • InfoEnem says:

      Olá Wagner, o MEC ainda não divulgou as datas do prazo de inscrições do Prouni 2012/2, mas provavelmente será ainda no final deste mês de junho. Fique atento e acompanhe diariamente o InfoEnem que divulgaremos aqui. Obrigado pela visita!

  26. Julio Cezar Fagundes says:

    Oi, boa noite. Obtive nota suficiente para uma bolsa integral no Prouni 2012/1, porém fui reprovado por conta de documentação. Assim, também fui aprovado no Sisu e fiz minha matrícula na federal do estado onde moro. Contudo, quero novamente tentar uma bolsa pelo Prouni, agora em junho, pois o curso na federal não é o que realmente desejo. Então, gostaria de saber se, ainda matriculado na federal, terei alguma intercorrencia por conta do mesmo? Devo cancelar minha matrícula antes de tentar novamente o prouni? Desde já, obrigado!

    • InfoEnem says:

      Olá Julio Cezar, você pode se inscrever e concorrer a bolsa integral do Prouni normalmente, sem precisar abandonar a vaga na universidade pública. Caso seja contemplado também com a bolsa, aí você deverá decidir por uma das duas opções, pois não é possível acumular uma bolsa do prouni e uma vaga em instituição pública ao mesmo tempo. Obrigado pela visita!

  27. silva says:

    Bom dia,
    poderei participar e concorrer uma bolsa no prouni,mesmo se eu tiver passado na segunda chamada do sisu?
    haverá algum problema quanto a matricula em duas instituições no mesmo semestre?
    Grata!

    • InfoEnem says:

      Olá Silva, você pode sim concorrer a um bolsa mesmo sendo selecionada na segunda chamada do Sisu. Porém, caso seja contemplada nas duas situações, você deverá decidir por uma das duas opções, pois não é possível acumular uma bolsa do prouni e uma vaga em instituição pública ao mesmo tempo. Obrigado pela visita!

  28. Julio Cezar Fagundes says:

    Grato. Tentarei novamente.

  29. Thays Martins says:

    Olá, divulgaram alguma coisa referente as notas de corte do Prouni 2012.1? É que eu queria ter uma noção..
    Obrigada.

    • InfoEnem says:

      Olá Thays, infelizmente o MEC não divulgou as notas de corte do Prouni 2012.1. Qualquer dúvida nos escreva. Obrigado pela visita!

  30. Gostaria de saber quando vão começar as inscrições do prouni segundo semestre de 2012.

    • InfoEnem says:

      Olá Ana Paula, o MEC ainda não divulgou as datas do prazo de inscrições do Prouni 2012/2, mas provavelmente será no início do mês de julho. Fique atenta e acompanhe diariamente o InfoEnem que divulgaremos aqui. Obrigado pela visita!

  31. Rafael Raupp says:

    Ola gostaria de me informar sobre a abertura das inscrições do PROUNI para o segundo semestre.

    Aguardo resposta no e-mail. :)

    • InfoEnem says:

      Olá Rafael, o MEC ainda não divulgou as datas do prazo de inscrições do Prouni 2012/2, mas provavelmente será no início do mês de julho. Fique atento e acompanhe diariamente o InfoEnem que divulgaremos aqui. Obrigado pela visita!

  32. Julio Cezar Fagundes says:

    No momento não estou trabalhando. Caso eu seja selecionado no Prouni 2012/2, ter realizado a matrícula na instituição, estudar alguns períodos com a renda familiar compatível ao estipulado pelo Programa e depois minha renda ultrapassar o limite pré-determinado, serei cortado? Perderem a bolsa? Grato.

    • InfoEnem says:

      Olá Júlio Cezar, a renovação da bolsa do Prouni é feita semestralmente. Desta maneira, se você ultrapassar a renda pré-determinada durante o semestre letivo não terá sua bolsa cortada, porém quando for renovar a bolsa para o semestre seguinte terá que entregar documentos como carteira de trabalho, contra cheque, extrato bancário etc., perdendo então o direito ao benefício, se a renda ultrapassar o limite do programa.

  33. Paty says:

    Olá, gostaria de saber se já tem data prevista para abrir as inscrições para o prouni 2012.2?

    • InfoEnem says:

      Olá Paty, o período de inscrições do Prouni 2012.2 será do dia 28/06/2012 até às 23 horas e 59 minutos do dia 02/07/2012, horário oficial de Brasília. Obrigado pela visita e boa sorte!

  34. Julio Cezar Fagundes says:

    Se fui bolsista integral, e perdi por conta de extrapolar o limite da renda familiar, posso tentar novamente uma bolsa integral (se houver) no prouni seguinte?

  35. As incricoes começão dia 28 de junho

  36. Não estou conseguindo me inscrever:
    o site é prouni.mec.gov.br/prouni2006/login/default.asp

  37. Julio Cezar Fagundes says:

    Como faço pra identificar as pessoas com que moro, se no site não tem a opção de grau de parentesco das pessoas que moram comigo? Moro com minha tia e o marido dela, e minha mãe. Como devo proceder?

    • InfoEnem says:

      Olá Julio Cezar, confesso que não sei a melhor orientação para o seu caso. Sugiro que ligue no telefone de atendimento do MEC 0800 616161, e esclareça diretamente com o atendente. Obrigado pela visita novamente!

  38. fatima says:

    Olá, queria saber sobre0 a oferta de bolsa, quando pesquiso em pesquisar bolsas aparecem um monte de cursos, e quando fui fazer a inscrição tem dois ou três cursos. Queria se é assim mesmo ou o que eu faço.
    Agradeço desde já.

    • InfoEnem says:

      Olá Fátima, a oferta de bolsas é muito grande, porém você deve escolher até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência. Espero ter esclarecido sua dúvida, qualquer dificuldade escreva novamente. Obrigado e boa sorte!

  39. Em quantas instituições pode se inscrever pelo PROUNI?

    Desde já agradeço pela atenção!

    Irene

    • InfoEnem says:

      Olá Irene, como o próprio site do Prouni informa “Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico”. Agradeço a visita e desejo boa sorte!

  40. Thays Martins says:

    Olá, gostaria de saber como procedo se meus pais são separados, mas ainda não possuem a certidão de divórcio, pois a audiência será só em setembro… ;/ E eu também recebo uma pensão dele, mas não tenho como provar isso!

    • InfoEnem says:

      Olá Thays, sugiro que você informe apenas o que pode comprovar no momento da entrega da documentação, então nesse caso é melhor informar que seus pais continuam casados, a não ser que possua algum outro documento que substitua a certidão de divórcio. Qualquer outra dúvida nos escreva, obrigado pela visita!

      • Thays Martins says:

        Mas se eu colocar eles ainda como casados, eu preciso ter um comprovante de residência pro meu pai, não é isso?! E ele não mora mais na minha casa, ou seja, não tem como comprovar que eles são casados! Estou sem saber o que fazer..

  41. É possível saber as notas de corte dos candidatos nos cursos, ou só depois que encerra as inscrições, ou só se você for para a lista de chamada ou de espera.

    Desde já agradeço!

    Irene

    • InfoEnem says:

      Irene, as notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição. Dessa maneira você pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada.

  42. Thays Martins says:

    Olá de novo! rsrsrs Estou dentro das vagas pro meu curso no Prouni e já estou providenciando a documentação! Gostaria de saber o que é esse tópico seguinte:
    - Documento emitido por fonte pagadora de rendimento de qualquer dos membros do grupo familiar comprovando relação de dependência dos membros que não possuem renda própria;

    E como eu consigo isso:
    - Declaração que nunca conclui nenhum outro curso do Ensino Superior.

    Obrigada!

    • InfoEnem says:

      Olá Thays, vamos as respostas:

      1. Você precisa de um documento emitido pela empresa que seu pai ou sua mãe trabalham comprovando que você é dependente deles, ou seja, que não possui renda própria. Você deve conversar no local de trabalho de um deles para conseguir este documento.

      2. Para sanar a dúvida da declaração de não conclusão de curso no ensino superior e também a dúvida do comprovante de residência dos pais, sugiro que ligue no telefone 0800 616161, que é a central de atendimento do MEC, lá você conseguirá esclarecer essas e outras possíveis indagações.

      Desejo boa sorte!

  43. Leandro says:

    Não estou conseguindo fazer minha inscrição, porque não aprece o local de oferta do curso no ato da inscrição, mas aparece quando vou pesquisa ofertas de bolsas, o que devo fazer?

  44. Tainany Escobar says:

    Olá, estou cursando o nível superior em uma Instituição Federal, fui seleciona pelo SISU no começo do ano, caso consiga uma bolsa através do ProUni neste segundo semestre devo então optar por uma, ou posso fazer simultaneamente. Obrigada.

  45. Joanice Silva says:

    Olá, gostaria de saber onde eu posso ver qual a nota de corte do curso e faculdade que escolhi?

  46. nazilourdes de castro oliveira says:

    gostaria de saber se para o resultado da segunda chamada do prouni podemos mudar de curso ou e preciso manter as mesmas inscriçoes feitas da primeira chamada?

    • InfoEnem says:

      Olá Nazilourdes, você não pode mudar as opções de curso, portanto você concorrerá aos mesmos cursos em todas as chamadas. Obrigado pela visita!

  47. Luiza says:

    Boa Tarde !
    Eu sou menor aprendiz e recebo um salario, de acordo com as regras do prouni, a renda nao pode passar de um salario e meio por membro da familia, no caso de bolsa integral. Mas no meu caso, que consegui ser pré-selecionada,juntando meu salario com o salario dos meus familiares ultrapassa um salario e meio por membro, mas se eu conseguir ser selecionada eu vou ter que deixar o curso ( menor aprendiz), e vou DEIXAR de receber um salario, sendo possivel um salario e meio nao ultrapassar. Sera que consigo ser selecionada?

    • InfoEnem says:

      Olá Luiza, se você conseguir deixar esse emprego e comprovar que se encaixa na faixa de renda exigida para a concessão da bolsa que você foi pré-selecionada creio que você receberá a bolsa sim. Mas você precisa ser rápida para conseguir a documentação a tempo. Obrigado pela visita e boa sorte!

  48. Luiza says:

    Boa Tarde !
    Como já havia dito no comentário anterior, com o meu salário ultrapassaria um salário e meio por pessoa na minha casa. Pedi pra dar baixa na minha carteira hoje (09/07), mas de acordo com a empresa, até chegar toda documentação levará uma média de 9 dias pra dar baixa na carteira. Consegui uma declaração que comprova que não faço mas parte da empresa, sera que com essa declaração consigo a bolsa, pois essa declaração comprova que não vou ter mais renda fixa.

  49. Thays says:

    Olá, estudei no ens. médio o 1º ano em escola pública, o 2º em particular com 100% de bolsa e o 3º com 75% de bolsa, mas o contrato de quem pagava os 25% restantes era em nome da minha vó, pois meus pais não tinham condições de pagar, será que eles aceitam esse meu caso?! ;S

    • InfoEnem says:

      Olá Thays,

      Infelizmente, segundo as regras do Prouni divulgadas no próprio site do MEC, seu caso não se enquadra nos requisitos socioeconômicos exigidos para disputar uma bolsa.

      Entretanto, um contato com o MEC explicando seu caso seria uma tentativa interessante.

      Abs

      Prof. Fernando Buglia, moderador infoenem

  50. evangivaldo batista dos santos says:

    sou bolsista do proun 100% gostaria de saber quando posso renova a minha marticula do 2 semestre 2012,pois procurei a faculdade e não sabem informa?

    • InfoEnem says:

      Olá Evangivaldo, essa informação deveria ser concedida pela faculdade, mas como não souberam informar sugiro que ligue na central de atendimento do Ministério da Educação pelo telefone 0800 616161, com certeza responderão a tua pergunta. Agradeço pela visita, volte sempre!

  51. Olá!Gostaria de que me esclarecesse uma dúvida:
    Bom,eu moro sozinha,e sou sustentada por meus pais que moram em outra cidade,já que não trabalho.
    Coloquei a renda deles no Prouni,e fui pré-selecionada,será que tem algum problema?
    Obrigada!

    • InfoEnem says:

      Olá Jandira, creio que não haverá nenhum problema, desde que a renda de seus pais somada e dividida por três não ultrapasse o limite estabelecido pelo programa para o tipo de bolsa que você foi selecionada. Caso a dúvida persista, ligue na central de atendimento do MEC, no telefone 0800 616161, que irão te informar e orientar. Agradeço pela visita e desejo boa sorte!

  52. Aguardo sua resposta!!!

  53. Bruna says:

    Olá!Gostaria de que me esclarecesse uma dúvida:
    Bom,eu moro sozinha,e sou sustentada por meus pais que moram em outra cidade,já que não trabalho.
    Coloquei a renda deles no Prouni,e fui pré-selecionada,será que tem algum problema?
    Aguardo sua resposta.

    • InfoEnem says:

      Olá Bruna, creio que não haverá nenhum problema, desde que a renda de seus pais somada e dividida por três não ultrapasse o limite estabelecido pelo programa para o tipo de bolsa que você foi selecionada. Caso a dúvida persista, ligue na central de atendimento do MEC, no telefone 0800 616161, que irão te informar e orientar. Agradeço pela visita e desejo boa sorte!

  54. Daniela says:

    Oi, gostaria de saber se o certificado de ensino médio conseguido através da nota enem é válido na inscrição do prouni ?!

    • InfoEnem says:

      Ola Danila,
      Sim. O certificado do Ensino Médio obtido através do Enem goza dos mesmo direitos de qualquer outro.
      Volte sempre!
      Prof Fernando Buglia

  55. Jessica says:

    Professor, quem tem o certificado do ensino médio conseguido pelo enem, pode se inscrever no SISU na opção de cotas para escola pública ?

    • InfoEnem says:

      Jéssica, não encontrei esta informação nos editais de Certificação do ensino médio pelo Enem, por isso sugiro que entre em contato diretamente com as centrais de atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.Se a dúvida persistir entre em contato novamente.

      Obrigado pela visita!

  56. vinicus araujo says:

    já estou cursando minha faculdade mas eu pago o valor normal, gostaria de saber se eu entrar pelo pro uni terei que voltar os períodos que já conclui.

  57. evangivaldo batista dos santos says:

    gostaria de saber se o mec já disponibilizou a data de entrega de documentação referente ao 2° semestre de 2012 do bolsista do prouni?Pois a faculdade disse que depende da portaria do mec para renovação da bolsa do prouni.

  58. anne germane says:

    Ola! Gostaria de saber pq ñ consigo ver minha colocação na lista de espera da faculdade Mauricio de Nassau em JOÃO PESSOA.

  59. Daniele says:

    Olá sou professora na rede pública da minha cidade, mas eu ja fiz uma faculdade que é letras(portugues), gostaria de saber se posso concorrer ao prouni pra fazer outra faculdade???

    • InfoEnem says:

      Olá Daniele, infelizmente você não pode. Uma das exigências para concorrer a uma bolsa Prouni é não possuir graduação no ensino superior.

      Grato pela visita ao infoEnem!

  60. anderson says:

    Ganhei bolsa de 50% mais quando fui fazer minha matricula meu nome não estava lá,com isso não me matricularam,agora chegou no meu email ,e tive que ir na instituição assinar o termo de atualização de usufro da bolsa, acho que tem alguem estudando no meu lugar , ligo pro mec e não resolve nada, oque devo fazer, pois nessa brincadeira ja perdi 1 ano.

  61. Thays says:

    Olá, boa noite! Sou sustentada pelos meus pais, porém não resido com eles, estudo e moro em outra cidade. No ato da inscrição do Enem coloquei o endereço que resido (no caso, não o de meus pais.) Há algum problema na comprovação de renda, pelo fato dos endereços serem diferentes? Ou dá para ser mudado isso quando for feita a inscrição do ProUni? Desde já, grata!!

  62. alinne saraiva briseno says:

    boa tarde, meu nome é alinne, meu pai é tem um comercio de, tipo..arroz,feijão, brinquedos, um pequeno comercio, minha mãe trabalha como revendedora da natura e meu irmão esta desempregado. como eu faço no prouni, como soma renda bruta?

  63. samanta c. says:

    ola!entao…tnho 17 anos..trabalho com carteira registrada valor de 840,00 moro apenas com meu pai que é aposentado, com o salario minimo. é necessario eu colocar a minha renda tambem na hora da inscriçao? obs: sairei da empresa ao final de fevereiro, apos isso nao terei mais nenhuma renda ate me encaixar em outro emprego. O que faço?

    • InfoEnem says:

      Olá Samanta,
      Como você abandonará seu emprego no próximo mês, sugiro que coloque apenas a renda do seu pai ok?
      Qualquer dúvida escreva novamente. Seja sempre bem vinda!
      Matheus Andrietta

  64. Aliane says:

    Olá, eu moro em Mococa e gostaria de saber se posso me candidatar a uma faculdade de São Paulo? E se declaro a renda e o endereço deMococa

    • InfoEnem says:

      Olá Aliane, você pode se candidatar a uma vaga em São Paulo sim. Caso consiga a bolsa, deverá declarar renda do endereço de onde reside.

      Grato pela visita ao infoEnem!

      Matheus Andrietta

  65. Rebeka Limah says:

    Ola. Minha situação é o seguinte. Eu ja fui casada, e hoje estou separada. Moro de favor num apartamento alugado, onde quem me sustenta são meus avós, sendo que eles moram no interior. Como faço pra comprovar renda, ou quais opções, ou o que deve fazer na inscrição do Prouni ?

  66. Pheliph says:

    Fiz a matricula normalmente pelo prouni, mais no outro dia recebi um e-mail falando que eu nao fui selecionado pelo mec, porque?

    • InfoEnem says:

      Olá Pheliph, você não foi selecionado porque suas notas não foram suficientes. É a unica explicação. Ou você já tinha sido aprovado e entregue a documentação?
      abs

      Matheus

  67. Gabriela says:

    Minha irmã não mora comigo, por isso não coloquei o nome dela na hora da inscrição do prouni. Mas na hora da matricula tenho que levar algum comprovante para provar que ela não mora comigo? Se tenho, qual seria?

    • InfoEnem says:

      Olá Gabriela, se você declarar que ela mora com você, terá que comprovar renda. Se declarar que não mora, você corre um certo risco, pois a informação não será verdadeira. Veja a documentação exigida pelo programa (http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php).
      Agradeço o contato, qualquer dúvida é só escrever novamente!
      Matheus Andrietta

  68. Joyce says:

    errata:

    Moro com meu namorado, sendo que só ele paga o aluguel, sou empregada com carteira assinada. Quando fizer a inscrição no Prouni, devo colocar somente eu como grupo familiar. Uma declaração firmada em cartório dizendo que moro num local cedido por ele, vai servir de comprovante de residência?

    • InfoEnem says:

      Olá Joyce, certamente a declaração firmada em cartório servirá como comprovante de residência. Porém creio que você terá que acrescentá-lo no grupo familiar. Para ver a lista completa de documentos exigida pelo ProUni, acesse http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php
      Qualquer dúvida escreva novamente!
      Grato,
      Matheus

  69. Victória says:

    Ola,
    Já estou matricula na faculdade, porem minha faculdade esta aumentando demais e não tenho mais como pagar. Gostaria de saber se posso solicitar o prouni mesmo estando no 5° semestre ? e se preciso fazer o enem ?
    Desde já agradeço.

    • InfoEnem says:

      Olá Victória!
      Você pode solicitar o Prouni mesmo estando no 5º semestre sim. Contudo terá que prestar o Enem 2013 para concorrer a bolsa em 2014 ok?
      Agradeço sua visita e estou a disposição para mais dúvidas e informações.
      Att,
      Matheus

  70. Manoel Caetano Donini says:

    O meu filho tem bolsa integral pró-uni, no quarto ano de direito.Somos três pessoas no grupo familiar e talvez neste ano a renda R&3.086,00 venha exceder sobre o limite estabelecido de R&3.037,00. Se ocorrer meu filho perderá a bolsa ? Tenho 74 anos aposentado, não terei condições de pagar a faculdade dele, e ele ganha apenas 800,00 reais como estagiário. Ou existe possibilidade de tolerância para pequeno excesso? Agradecerei a resposta.

    • InfoEnem says:

      Olá Manoel,
      Recomendamos que entre em contato com um dos canais de atndimento o MEC para sanar tal dúvida.
      att
      Fernando

  71. lucas laynes de sa ribas says:

    olá só uma pergunta meu pai registrou sua carteira de trabalho depois das inscriçoes do prouni só que eu como sabia que ele ia trabalhar coloquei a renda dele no grupo familiar de 1000 reais se for maior ou menor pode dar problema?

  72. Andre says:

    Olá, ganhei uma bolsa integral do ProUni. Em minha casa vivemos eu, minha irmã e minha mãe. Minha mãe é professora aposentada e a única com renda, dessas pessoas que já citei. Eu e minha irmã somos estudantes. Ao fazer a média da renda dela(minha mãe) observei que o valor per capta fica em volta de 850 reais. Meu pai deixou minha casa já faz alguns meses. Só aparece aqui de vez em quando p nos ver, portanto, nn o declarei no grupo familiar. Gostaria de saber se há algum problema em nn tê-lo declarado, bem como posso provar que ele nn mora aqui. Um documento assinado por visinhos e registrado em cartório atestando a veracidade da informação que aqui escrivi, bastaria para a efetivação de minha bolsa?
    Grato, André.

    • InfoEnem says:

      Olá André,
      Recomendamos que entre em contato com o MEC para esclarecer a sua situação.
      att
      Fernando

  73. Rebeka says:

    queria saber como posso comprovar que moro com minha avó

  74. Rebeka says:

    pois moro com minha avó só que na casa que moramos não tem nenhum documento no nome dela no caso conta de luz ou água ela é pensionista e as contas é em nome do meu tio mais ela não mora conosco.

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.