30/10/2014

Abertura de inscrições e edital Vestibular UFSJ 2013

A Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ) publicou, na última quarta-feira (12), os editais do Vestibular 2013 e do Programa de Acesso Seriado (PAS) – Módulos I e II. O prazo de inscrições inicia no dia 18 de setembro e encerra em 15 de outubro, e o processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Vestibular e do PAS, onde os editais também podem ser consultados.

A principal mudança deste processo seletivo da UFSJ em relação ao do ano passado é a substituição das provas da primeira etapa pelas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, além do início do Módulo II do PAS. Desta forma, a participação no exame é obrigatória para todos os candidatos que pretendem se inscrever, e a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) já alertou que o candidato que deixar de realizar a prova do Enem 2012 estará automaticamente eliminado do Vestibular 2013/1, sem direito a devolução da taxa de inscrição.

A segunda fase do processo consistirá numa Prova de Conhecimentos Específicos com até 4 disciplinas do Ensino Médio, conforme a área escolhida pelo candidato. Sua aplicação está marcada para o dia 16 de dezembro de 2012, das 14 às 18h.

Esta edição do processo seletivo da UFSJ ofertará vagas para os campi de Santo Antônio, Dom Bosco, Tancredo Neves, Alto Paraopeba, Centro-Oeste Dona Lindu, e Campus Sete Lagoas. É importante esclarecer que, para cada curso da universidade, 90% das vagas serão preenchidas pelo vestibular tradicional enquanto as 10% restantes serão ocupadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que usa as notas do Enem como critério único de seleção. O edital também informa que não haverá o oferecimento de vagas pelo SiSU para os cursos de Administração Pública, Artes Aplicadas, Música e Teatro, dadas as especificidades dos mesmos.

Com relação às cotas, a instituição destina 50% do total de vagas de cada curso para ocupação por candidatos que tenham cursado integralmente e concluído o Ensino Fundamental (desde a 1ª série) e o Médio em escolas públicas brasileiras, conforme estabelecido pela Política de Ações Afirmativas e em conformidade com a nova lei de cotas.

Para os que desconhecem, o (PAS) Programa de Acesso Seriado é um processo seletivo de acesso aos cursos de graduação da UFSJ realizado em três módulos de avaliação gradual, sequencial e cumulativa: o Módulo I verifica o aprendizado dos conteúdos programáticos ao final do primeiro ano do Ensino Médio; o II verifica o aprendizado dos conteúdos programáticos ao final do segundo ano do Ensino Médio; e o III verifica o aprendizado dos conteúdos programáticos de todo o Ensino Médio.

Para mais informações entre em contato diretamente com a Copeve, pelos telefones (32)3379-2328, (32)3379-2505 ou pelo e-mail copeve@ufsj.edu.br.

 

Notícias relacionadas:

Adquira gratuitamente o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. Marciano Monteiro Mange says:

    Vai ser ótima oportunidade para quem quer viver a música à flôr da pele

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.