Veja os Tipos de Substâncias Químicas e Alotropia

Tipos de Substâncias

As substâncias químicas podem receber inúmeras classificações conforme critérios específicos e que serão abordados futuramente. O que nos interessa aqui é a classificação dessas substâncias de acordo com o número de elementos que as formam.

Basicamente, existem dois tipos de substâncias: simples e compostas.

As substâncias simples são aquelas formadas por um único elemento químico. Por exemplo: O2 (gás oxigênio), O3 (ozônio), Cl2 (Gás cloro), H2 (Gás hidrogênio) etc.

Já as substâncias compostas, por sua vez, são aquelas formadas por mais de um elemento químico. Exemplo: KCl (cloreto de potássio), H2SO4 (ácido sulfúrico), H2O (água), CO2 (dióxido de carbono ou gás carbônico), NaHCO3 (bicarbonato de sódio) etc.

Alotropia

Um conceito muito comum da Química e sempre em alta no Enem e nos vestibulares mais tradicionais é a alotropia. É um termo relativamente simples, contudo pode confundir muitos vestibulandos experientes por conta do cansaço na hora da prova. Mas afinal, o que é alotropia?

É um fenômeno químico no qual um mesmo elemento determina diferentes substâncias simples. A essas substâncias, dá-se o nome de formas alotrópicas ou alótropos.

Por exemplo:

O carbono é um elemento químico que, quando disposto em diferentes quantidades, determina diferentes substâncias. A saber:

  • Grafite – Fórmula molecular Cn, com n= número de átomos– é um dos alótropos do carbono. Apresenta geometria de hexágonos consecutivos. É bom condutor de calor e eletricidade.
  • Diamante– Fórmula molecular Cn – outro alótropo do carbono, apresenta estrutura tetraédrica. Tem dureza extrema, brilho característico, ângulo de lapidação etc. Para se ter uma noção da sua rigidez, quando se realiza a lapidagem, um diamante é raspado em outro como parte do processo.

    diamante_grafite

  • Fulereno – C60- assemelha-se a uma bola de futebol. Por essa razão é chamado também de futeboleno. É um lubrificante muito eficiente, porém pouco utilizado devido ao seu preço elevado.

    futeboleno

Não só o carbono, mas também outros elementos químicos apresentam formas alotrópicas, como o oxigênio que tem os alótropos O2 e O3, o fósforo, nas categorias branca (P4) e vermelha (P5) – utilizada em palitos de fósforo – e o enxofre nas formas rômbica e monoclínica.

Vale elucidar que a alotropia é um processo ligado a substâncias SIMPLES, até porque não haveria sentido falar de alotropia para substâncias compostas. Além disso, alótropos dificilmente apresentam propriedades físicas e químicas semelhantes.

É isso! Até a próxima!

Compartilhar

Comentários

Identificando Substâncias Puras e Misturas • - InfoEnem

[…] diferenciação muito comum e que às vezes dá o ar da graça no Enem e nos outros exames é a de substância pura e mistura. Do ponto de vista macroscópico, as propriedades físicas dão o caminho a partir […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *