Veja como descansar dos estudos sem se sentir culpado

Faltando poucas semanas para o Enem 2014, o ideal é, aos poucos, começar a descansar corpo e mente para estar preparado para o fim de semana do exame, que será bem puxado! Porém, muitos vestibulandos teimam em não diminuir o ritmo e querem, desesperadamente, estudar até o último minuto.

Essa teima nada mais é do que o medo de se permitir descansar e depois se arrepender. A pressão no ano de vestibular é muito grande. Muitos candidatos, inclusive, passam o ano tomando decisões pensando no que seu concorrente está fazendo. “Enquanto eu estiver na piscina, vai ter alguém (provavelmente um asiático) estudando que vai tirar minha vaga.” “Se eu ver um filme agora, vai ter alguém estudando em algum lugar no mesmo momento.”

Pensar assim, às vezes, pode até trazer garra para estudar e desenvolver seu espírito competitivo. Mas, sempre, não é sadio! É preciso saber dosar os momentos de estudo com os de lazer, pois isso permitirá que você faça integralmente sua presente ação. Não adianta tentar estudar com a mente cansada nem tentar descansar pensando em tudo que tem para estudar.

Para conseguir isso, evite passar um dia completo sem estudar. Se você reserva um dia inteiro para descanso, poderá ter a sensação de que não fez nada de útil e começará a se sentir culpado. Planeje antecipadamente seu dia. Se seus amigos te chamaram para um cinema à tarde, esforce-se para fazer alguns exercícios no período da manhã. Ou seja, elimine suas pendências de estudo antes do descanso e respeite seu limite para estudar com eficácia.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *