Veja Como Alterar Dados da Inscrição no Enem 2017

Após a abertura do período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio, muitas dúvidas surgem nos candidatos com relação ao processo de cadastro. Entre elas, um das que mais recorrem é se é possível alterar dados das inscrições do Enem 2017 e como fazê-lo, assunto deste artigo do Portal infoEnem.

Primeiramente é preciso saber que os dados cadastrais só poderão ser alterados enquanto o período de inscrições estiver aberto, portanto até às 23h59min do dia 19 de maio, conforme notificação exibida durante a própria inscrição (imagem abaixo). De acordo com o Edital, as seguintes opções poderão ser alteradas durante o prazo: opções de prova do Enem (de língua estrangeira e a cidade/estado de realização), dados pessoais, atendimento específico e/ou especializado, contatos e a senha de acesso.

Caso o candidato tenha preenchido erroneamente alguma informação que não seja um dos elementos citados, como por exemplo algum campo referente a escolaridade ou ao questionário socioeconômico, a recomendação é entrar em contato com atendimento do Ministério da Educação (MEC) para tentar solucionar o caso. O telefone é 0800 616161 e a ligação é gratuita, devendo ser feita de um telefone fixo.

Vamos agora aos passos para mudança dos dados da inscrição do Enem 2017.

  1. Acesse a página do participante no sistema do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – e faça o login com o número do CPF e senha cadastrados;
  2. Na sua área de inscrito o candidato poderá ver a situação da inscrição a direita e, a esquerda, um menu com a opção “alterar dados” e as opções para escolha. Clique naquela em que deseja fazer a mudança;
  3. Altere as informações e clique em “salvar” para confirmar. Ao concluir o processo, uma caixa de diálogo com o aviso “Dados salvos com sucesso!” deve aparecer na tela do computador ou celular.

Um Caso Recorrente

Edição após edição do Enem recebemos inúmeras ligações ao longo do ano de candidatos que se mudaram de cidade ou até mesmo de estado e querem alterar, tardiamente, seu local de prova no Enem. Por mais que em muitos casos seja imprevisível tal situação, infelizmente o Inep, até por questões de logística, não abre exceções e não permite a alteração do local de prova ou de qualquer outro dado em data posterior ao encerramento das inscrições do Enem.