USP Aprova Enem e Sisu Para Seu Próximo Vestibular

Conforme havíamos noticiado recentemente aqui no Portal infoEnem, a Universidade de São Paulo (USP) estava próxima de anunciar a adesão parcial ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem para classificação de estudantes. E a confirmação veio nesta terça-feira (23), com a aprovação do Conselho Universitário.

Com a decisão, válida já para o próximo vestibular, que selecionará alunos para o primeiro semestre de 2016, a USP irá preencher 14% de suas vagas por meio do sistema do Ministério da Educação (MEC).

Desta forma, do total de 11.057 vagas que serão disponibilizadas no concurso seguinte, 1.499 serão destinadas ao Sisu, sendo que destas, 1.159 devem ser reservadas para estudantes da rede pública de ensino. As 9.558 restantes continuarão a ser ocupadas pela Fuvest, seleção própria da universidade.

Segundo o reitor, Marco Antônio Zago, trata-se de uma chance única para candidatos de todo país conquistarem uma vaga na instituição, especialmente os cotistas:

Essa foi uma decisão histórica para a Universidade, pois representa uma grande oportunidade para estudantes do Brasil inteiro ingressarem na USP e, principalmente, aqueles oriundos de escolas públicas.

Zago também explicou que o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) continuará oferecendo bônus para concorrentes que se candidatarem pelo vestibular da Fuvest. Nestes casos o acréscimo pode chegar a até 20%, incidindo sobre a nota da primeira fase e final destes estudantes.

É importante esclarecer que a medida ainda é experimental, motivo pelo qual 7 das 42 Unidades de Ensino e Pesquisa da instituição não utilizarão o Sisu, como a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e a Faculdade de Medicina (FM), entre outras.

Assim como outras grandes universidades, a tendência é que a USP aumente gradativamente as vagas oferecidas pelo Sisu, ano após ano.

Fonte: www.usp.br/agen

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *