UFES Ofertará Mais de 2,7 Mil Vagas no Sisu 2019

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) divulgou, por meio de nota oficial publicada por sua assessoria de comunicação social, que ofertará 2.776 vagas em 73 cursos presenciais de graduação no Sisu 2019 – Sistema de Seleção Unificada, cujas inscrições começam em 25 de janeiro.

De acordo com o documento, deste total de oportunidades, 1.382 serão destinadas à ampla concorrência enquanto outros 1.394 postos estão reservados para estudantes que participaram na modalidade de cotas, em conformidade com a Lei 12.711/2012.

As carteiras oferecidas pela UFES neste primeiro processo seletivo de 2019 do Sisu distribuem-se entre as unidades sede de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Todos os cursos da instituição utilizam o Sisu, com exceção daqueles que exigem vestibular próprio de habilidades específicas: Licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras e Bacharelado e Licenciatura em Música.

O chamado Termo de Adesão ao sistema unificado esclarece que, neste ano, diferentemente do que ocorreu nas últimas edições, a UFES não concentrará as vagas de cursos com início nos dois semestres num só processo seletivo do Sisu. Portanto, 100% das 2,7 mil vagas desta edição são para cursos com início no primeiro período letivo do ano que vem. Outras carreiras não relacionados nesta seleção deverão estar disponíveis no Sisu 2019/2, dedicado a cursos cujas aulas começam no segundo semestre.

Conforme explicação de Zenólia Figueiredo, pró-reitora de Graduação da universidade capixaba, essa descentralização da oferta de vagas em apenas um processo seletivo do Sisu para os dois realizados ao longo do ano deve tornar a seleção da UFES mais rápida e eficiente, uma vez que vai “agilizar o processo de chamada e matrícula dos candidatos”.

Outra novidade anunciada nesta vestibular UFES / Sisu 2019 trata da identificação dos candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas). Deste processo seletivo em diante eles serão convocados para entrevista presencial individual com membros da Comissão de Avaliação Étnico-Racial, segundo mencionado no portal da universidade.

Não haverá mais análise prévia de fotografia tamanho 10 x 15, como ocorreu no processo deste ano. Segundo o edital, a verificação feita pela Comissão levará em conta única e exclusivamente as características fenotípicas do candidato, jamais a ascendência.

Além de todas as informações descritas nesta matéria, a UFES também divulgou o quadro geral de vagas por curso, campus, turno e modalidade de concorrência, bem como as notas mínimas e peso de área do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018). Caso você não compreenda o que são as notas máximas e peso do exame no Sisu, recomendamos a leitura deste artigo.

Clique aqui para acessar o Termo de Adesão da UFES ao Sisu 2019 e aqui para ler o Edital de Regulamentação UFES / Sisu 2019.

Mais detalhes e informações estão disponíveis no texto fonte desta matéria.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *