UEFS Anuncia Adesão ao Sisu Para 2019 Para Todas as Vagas

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) anunciou recentemente que irá aderir integralmente ao Sisu – Sistema de Seleção Unificada, ou seja, usará o processo seletivo para preencher 100% de suas vagas em 2019.

Desta forma, todos os candidatos interessados em ingressar na instituição baiana no ano que vem deverão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), uma vez que o sistema unificado gerenciado pelo MEC – Ministério da Educação – utiliza exclusivamente as notas da avaliação como critério de seleção.

Para participar do Sisu, além de ter realizado a última edição do Enem, o candidato deve ter obtido nota superior a zero na redação. Também é necessário ter concluído a etapa escolar do ensino médio.

O sistema foi criado em 2010 para ocupar vagas em instituições públicas de ensino superior. Atualmente praticamente todos os institutos federais de ciência, educação e tecnologia e mais de 90% das universidades federais participam do Sisu. Entre as universidades estaduais como a UEFS, no entanto, a adesão ainda é relativamente baixa. Na edição do segundo semestre de 2018 (Sisu 2018/2), por exemplo, das 68 instituições com oferta de vagas, apenas 8 eram estaduais.

Segundo o reitor e docente da instituição, Evandro do Nascimento, esse novo mecanismo de acesso aos cursos superiores representa um avanço para instituição a medida que torna mais democrática a forma de disputa de vagas, se compara ao vestibular tradicional:

É fruto de um processo de ampla discussão que levou em conta, sobretudo, a democratização do acesso ao ensino superior que o Sisu propicia. Foi uma decisão responsável e madura.

A decisão foi tomada por membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) em reunião realizada em 27 de fevereiro deste ano na Sala dos Conselhos, localizada no Prédio da Administração Central da UEFS.

As informações foram retiradas de matéria publicada pela assessoria de comunicação social da universidade no endereço eletrônico uefs.br.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *