Sisu 2015 Terá Somente Uma Chamada Regular

De acordo com Edital publicado no Diário Oficial da União desta segunda- feira (5), que contém todas as regras do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2015 terá apenas uma chamada regular.

Diferentemente das edições anteriores, quando o sistema era composto por duas chamadas mais a formação da lista de espera, este ano uma única convocação será realizada pelo Sisu, sendo que os concorrentes não aprovados poderão manifestar interesse em compor a lista de espera para ocupação de prováveis vagas remanescentes.

Vale esclarecer que os candidatos que desejarem participar da lista poderão concorrer apenas a primeira opção de curso escolhida durante as inscrições. Além disso, as chamadas serão feitas pelas instituições com prazos e datas próprias, sendo responsabilidade dos candidatos o acompanhamento de tais convocações.

Um dos fatores que certamente motivou a exclusão da segunda chamada foi início tardio do processo seletivo do Sisu (19 de janeiro), que normalmente acontece na primeira quinzena do mês. Devido ao ano letivo ter início entre o fim de fevereiro e começo de março, o processo para ingresso teve que ser adequado para o calendário das instituições. O adiamento da liberação do resultado do Enem 2014 para a terceira semana de janeiro também contribuiu para a mudança.

O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação em 2010 para facilitar o preenchimento de vagas em universidades públicas e institutos federais através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).