Simulador de Notas do Sisu, Inscrições Começam Amanhã

Na semana que antecede as inscrições do Sistema de Seleção Unificada, cujo processo seletivo começa nesta terça-feira (22), o Ministério da Educação (MEC) lançou um Simulador de Notas do Sisu para que os candidatos possam estimar as possibilidades de ingresso nos cursos oferecidos.

O simulador, assim como ocorro com o sistema o unificado, consiste num ambiente virtual que exibe as universidades públicas e/ou institutos federais de ciência, educação e tecnologia para nos quais o usuário conseguiria entrar com bases nas notas de cortes das últimas edições (2012 até 2018).

Vale esclarecer que a nota de corte nada mais é do que a pontuação do candidato classificado na última posição em cada opção de curso, o que indica que desempenhos inferiores a este seriam reprovados enquanto superiores seriam aprovados.

Além da nota de corte, o simulador também leva em consideração as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), cujo resultado com o boletim individual de desempenho saiu na última sexta-feira, dia 18 de janeiro (veja como consultar).

Como Utilizar o Simulador do Sisu do MEC?

Primeiramente o estudante deve acessar a página do programa clicando aqui. Logo em seguida, terá que preencher manualmente ou utilizando a barra de carregamento os campos com suas notas no Enem 2018 em cada uma das cinco áreas avalias: Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Redação. A partir disso automaticamente o sistema online irá atualizar e exibir todas as opções de curso, instituição e turno para nas quais o aluno conseguiria ser classificado (imagem).

Além disso, o Simulador do Sisu oferece filtros para tornar a busca mais específica. O usuário pode, por exemplo, trocar a nota de corte para outras edições mais antigas (retrocedendo até a de 2012). Pode também alterar a modalidade de ingresso, de ampla concorrência para sistema de cotas, filtrar a pesquisa por turno, curso, região do país e estado.

O recurso lançado pelo MEC ficará disponível para ser utilizado durante todo o período de inscrições desta primeira edição do Sisu 2019, que vai de 22 a 25 de janeiro. Durante estes dias os candidatos poderão acessar livremente o simulador e realizar testes para auxiliar na escolha de suas opções de curso no sistema e também em possíveis alterações de inscrição.

A ferramenta também está disponível para ser baixada gratuitamente para qualquer computador neste endereço eletrônico. A grande vantagem de ter o programa instalado no computador é que o estudante poderá navegar e utilizar o recurso a qualquer tempo, sem necessidade de conexão com a internet.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Débora da silva florindo

Não estou conseguindo receber a minha senna e não sei qual é a minha nota por favor me ajudem.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *