Seleção de Corretores da Redação do Enem 2016

O texto da coluna de redação do infoEnem de hoje, excepcionalmente, é exclusivamente voltado aos professores de Língua Portuguesa, Literatura e de Produção de Texto (excetos aqueles que possuem qualquer vínculo com cursinhos ou qualquer curso preparatório para o Enem) e aos estudantes de pós-graduação em Linguística, Linguística Aplicada e Teoria Literária, pois estes são os profissionais que podem se candidatar ao processo seletivo de corretores da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cujas inscrições foram realizadas no mês de agosto, entre os dias 10 e 15 deste mês.

As inscrições, não sabemos por qual motivo, ficaram abertas apenas entre os dias 10 e 17 de agosto de 2016 na página da internet do CEBRASPE (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoçaõ de Eventos) por meio do PAQ-A 2016 (Programa de Atualização, Qualificação e Seleção de Avaliadores das Redações do Enem 2016).
Apenas os professores e os pós-graduandos que se inscreveram e forem aprovados no PAQ-A 2016 serão corretores da prova de redação do Enem deste ano. Tal programa compreende, como primeira etapa, uma capacitação a distância, por meio de uma plataforma digital de autoaprendizagem, seguida de uma segunda etapa constituída de uma avaliação eletrônica obrigatória de caráter classificatório e eliminatório.

Os candidatos aprovados nesta segunda etapa serão convocados para uma capacitação presencial sobre a prova de redação do Enem 2016, no fim da qual serão novamente avaliados.

Neste ano, foram disponibilizadas 15 mil vagas para a capacitação a distância, que começará já no dia 24 de agosto. Talvez esta seja a razão das inscrições terem um curto período de abertura.

Vale ressaltar que soubemos da abertura das inscrições apenas nesta semana, senão teríamos divulgado o processo seletivo antes. Serve de lição para nós e para os professores que, como nós, não ficaram sabendo antes.

Clique aqui para acessar a página da internet na qual maiores informações e detalhes podem ser encontrados.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *