Saiba Mais Sobre a Cultura e Mitologia Gregas

Para entender as características e acontecimentos da sociedade grega, é muito importante conhecer um pouco sobre sua cultura, que agrega a arte na pintura, escultura, arquitetura e teatro, além da religião e da mitologia, que eram muito presentes no cotidiano de tal civilização.

A escultura grega apresentou um grande desenvolvimento na representação da anatomia humana e suas expressões. É difícil enumerar as esculturas gregas mais importantes, pois há muitas, mas algumas muito representativas são o grupo de Lacoonte, pertencente ao período helenístico, já estudado aqui; a Vênus de Milo; a Afrodite Braschi, entre outras.

Outro aspecto muito importante é a filosofia, já que foi aqui que ela nasceu. Ela pode ser dividida em pré-socrática, socrática e helenística. No primeiro momento, queriam encontrar a razão dos elementos da natureza e entender a origem da Terra, com destaque para Tales de Mileto. No segundo, começaram a estudar mais o homem ao invés da metafisica. No último, surgiram três correntes de pensamento, o estoicismo, o epicurismo e o ceticismo, todas discutindo felicidade e prazer.

Também houve um grande desenvolvimento da Física e da Matemática, principalmente a geometria, com Euclides e Arquimedes, além da astronomia.

Já em relação à religião, já vimos que tal civilização era politeísta e seus deuses antropomórficos. Mas há também os semideuses, ou seja, filhos de um deus com um humano.

Entre os deuses, é importante destacar Zeus, deus do céu, era o pai dos mais importantes deuses; Poseidon, deus dos mares; Afrodite, deusa do amor e da beleza; Ártemis, deusa da lua, da caça, dos animais, e acreditavam ser a protetora das meninas; Ares, deus da guerra; Apolo, deus do sol; Hermes, deus mensageiro, do comércio, pesos e medidas, dos pastores e poetas; entre outros. Entre os semideuses, o mais conhecido é Hércules, o herói filho de Zeus e Alcmena.

A mitologia grega tem muita influência em alguns períodos literários, e como o Enem é uma prova com muita intertextualidade, entender esse aspecto da cultura grega é extremamente importante para outras disciplinas.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *