Revisão final para a Redação do Enem 2014

No próximo fim de semana, nos dias 08 e 09 de novembro, será realizada a 16ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que teve 8,7 milhões de candidatos inscritos. A prova de redação será aplicada no último dia no exame, 09 de novembro, e por conta disso a duração será maior em uma hora, em um total de 5 horas e 30 minutos.

No texto de hoje, relacionaremos os pontos principais da prova de redação do Enem a fim de revisarmos alguns aspectos para a prova do próximo final de semana. No entanto, antes disso, gostaríamos de salientar que a nossa próxima publicação, na coluna de redação, será sobre o tema proposto pelo Enem 2014.

Além da revisão, disponibilizamos, ao final do texto, a grade de correção da redação do Enem com as cinco competências avaliadas e suas respectivas faixas de notas.

 

1. Cumprimento do Tema

O primeiro passo para sair-se bem em qualquer proposta de redação é cumprir o tema selecionado pela banca elaboradora da prova; o tangenciamento indica que o candidato não cumpriu totalmente o tema e a fuga total ao tema acarreta em anulação do texto.

2. Cumprimento do Tipo Textual

O candidato, no caso do Enem, deve escrever uma dissertação-argumentativa. Como trata-se de um tipo textual formal, a primeira pessoa do singular deve ser evitada e, assim, a redação deve ser redigida de maneira impessoal. Caso o texto seja de outro tipo textual ou um gênero qualquer será anulado.

3. Norma Culta da Língua Portuguesa

A linguagem da dissertação-argumentativa deve estar na modalidade escrita formal, seguindo todas as convenções da gramática normativa da Língua Portuguesa. Traços de oralidade (coloquialismos, gírias, palavrões, vícios de linguagem etc) devem ser evitados.

4. Proposta de Intervenção Social

A grade de correção da redação do Enem possui uma particularidade: a quinta competência avalia a presença e a qualidade de uma proposta de intervenção social para o tema proposto, pois este é, tradicionalmente, de cunho social e voltado ao contexto brasileiro. O texto que não sugerir e, assim, não desenvolver uma proposta de intervenção social ficará com nota zero nesta competência.

5. Coesão e Coerência

A dissertação-argumentativa no Enem e em qualquer outro vestibular deve ser coesa e coerente; não deve haver contradições sob nenhuma circunstância.

6. Senso Comum

O chamado “senso comum” deve ter evitado, já que o candidato deve trazer argumentos coesos, coerentes e críticos a fim de se mostrar protagonista de suas opiniões.

7. Impropérios

A presença de qualquer tipo de impropério (ofensa, ultraje, insulto) ou quebra semântica acarretará na anulação da prova de redação do Enem. Este não é o momento de fazer brincadeiras, piadas ou de querer testar a banca de correção do exame.

8. Número de Linhas

Dissertações-argumentativas com menos de sete linhas serão anuladas, já que é humanamente impossível escrever um texto adequado em tantas poucas linhas. O espaço destinado na folha oficial de redação não deve ser ultrapassado pelo candidato.

9. Cópia da Coletânea de Textos Motivadores

O candidato ao Enem deve evitar copiar parcial e/ou integralmente a coletânea de textos motivadores da proposta de redação. Linhas que trazem cópias serão desconsideradas no momento da correção.

10. Título

Segundo as publicações oficiais, o título na redação do Enem é optativo, ou seja, o candidato escolhe se intitula sua dissertação-argumentativa ou não. Portanto, redações intituladas não podem ser privilegiadas em detrimento daquelas que não estão com títulos.

11. Respeito aos Direitos Humanos

O candidato, ao redigir sua dissertação-argumentativa no Enem ou em qualquer outro exame, tem o dever de respeitar os direitos humanos a fim de combater preconceitos de todas as ordens.

12. Planejamento

O planejamento do texto em uma prova de redação é de extrema importância, pois influencia diretamente na coesão e na coerência da redação. Por isso é fundamental fazer um rascunho; este é o momento para o planejamento.

Grade de Correção da Redação do Enem

Competência Nº1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

Demonstrar domínio dos requisitos da ordem textual – coesão, coerência, sequenciação, informatividade – e escrever um texto sem marcas de oralidade e de registro informal, ter precisão vocabular e demonstrar obediência às regras de concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pontuação, flexão de nomes e verbos, colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos), grafia das palavras (acentuação e emprego de letras maiúsculas e minúsculas) e divisão silábica na mudança de linhas.

200 pontos: demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos apenas em casos excepcionais e quando não são reincidentes.

160 pontos: demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita que não prejudicam a modalidade e a coesão do texto.

120 pontos: demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita que pouco prejudicam a modalidade e a coesão do texto.

80 pontos: demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com muitos desvios gramaticais e de convenções de escrita que prejudicam a modalidade e a coesão do texto.

40 pontos: demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais e de convenções de escrita que prejudicam a modalidade e a coesão do texto.

0 ponto: demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência Nº2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

200 pontos: desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio da dissertação-argumentativa.

160 pontos: desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio da dissertação-argumentativa, com proposição, argumentação e conclusão.

120 pontos: desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano da dissertação-argumentativa, com proposição, argumentação e conclusão.

80 pontos: desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente da dissertação-argumentativa, não atendendo à estrutura com com proposição, argumentação e conclusão.

40 pontos: há tangenciamento do tema ou demonstra domínio precário da dissertação-argumentativa, com traços constantes de outros tipos textuais.

0 ponto: há fuga total do tema ou não atendimento do tipo textual.

Competência Nº3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Coerência: relação de sentido entre as partes do texto, precisão vocabular, coerência interna e externa, progressão temática.

200 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, configurando autoria e autonomia em defesa de um ponto de vista.

160 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema proposto de forma pouco consistente e organizada, com indícios de autoria e autonomia em defesa de um ponto de vista.

120 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema proposto limitado aos textos motivadores e pouco organizados em defesa de um ponto de vista.

80 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema proposto limitado aos textos motivadores, mas desorganizados em defesa de um ponto de vista.

40 pontos: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema proposto ou incoerentes e sem defender um ponto de vista.

0 ponto: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos não relacionados ao tema proposto e sem defender um ponto de vista

Competência Nº4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Coesão: paragrafação, estruturação dos períodos, referenciação.

200 pontos: apresenta um texto bem articulado e um repertório diversificado dos recursos coesivos.

160 pontos: apresenta um texto articulado, com poucas inadequações e um repertório diversificado dos recursos coesivos.

120 pontos: apresenta um texto razoavelmente articulado, com algumas inadequações e um repertório pouco diversificado dos recursos coesivos.

80 pontos: apresenta um texto com articulação insuficiente, com muitas inadequações e repertório limitado dos recursos coesivos.

40 pontos: apresenta um texto com articulação precária.

0 ponto: apresenta um texto não articulado.

Competência Nº5: Elaborar proposta de intervenção social para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

200 pontos: elabora muito bem a proposta de intervenção social, de modo detalhado, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

160 pontos: elabora bem a proposta de intervenção social e esta é relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

120 pontos: elabora uma proposta de intervenção social mediana e esta é relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

80 pontos: elabora uma proposta de intervenção social insuficiente e esta é relacionada ao tema, mas não articulada à discussão desenvolvida no texto.

40 pontos: elabora uma proposta de intervenção social precária, vaga.

0 ponto: não apresenta uma proposta de intervenção social.

Esta foi a revisão de redação para o Enem 2014 do infoEnem. Desejamos a todos os candidatos boa sorte nesta 16ª edição do exame! Aguardem, na próxima semana, nossa publicação que discutirá o tema da redação proposto pelo Enem deste ano.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

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3 comments
  1. Olá InfoEnem, gostaria de saber se vcs vão produzir e disponibilizar o Guia e apostilas de todas as questões do Enem mais de 700 né!? Vai ter para o ano de 2015? Se sim, eu espero, quando vai começar as vendas? Esse trabalho de vcs do INFOENEM pelo que vi nos comentários das pessoas é sensacional, muito bom…
    Aguardo respostas!!!

    1. Olá Douglas,
      Primeiramente agradecemos os elogios. As vendas das apostilas irão retornar em Janeiro de 2015 com a edição de 2014 já resolvida e comentada.
      Qualquer problema estamos a disposição.
      Att,
      Isabela

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