Redação Nota 1000: Possibilidades para a Redação do Enem 2013

Assim como as aulas, estamos de volta com as análises das redações dos anos anteriores do Enem! Como foram as férias? Viajaram e descansaram a mente ou aproveitaram para colocar os estudos em dia? De qualquer forma, retomaremos nossa jornada de prática de escrita utilizando-nos dos temas anteriores abordados nas provas do Enem. Lembrem-se de que isso serve, inclusive, para eliminar possíveis temas futuros, já que a redação não tem histórico de repetição de temas muito próximos.

Como a última prova analisada foi a de 2012, relembremos o tema tratado em 2013:

Fonte: http://www.redacaonota1000.com.br/tema/detalhe/20/efeitos-da-implantacao-da-lei-seca-no-brasil-enem-2013.html

 

Para começar, como sempre, lemos com atenção os textos motivadores. No primeiro, há uma explicação de especialistas sobre a importância da implantação da Lei Seca, assunto que deverá ser tratado pelo aluno em sua dissertação argumentativa. Já no segundo, há números demonstrando os efeitos benéficos para o trânsito com a implantação da lei. Por fim, no terceiro, o exemplo de um experimento publicitário que visava a conscientização dos consumidores em relação à direção aliada à bebida.

O conteúdo externo a ser trazido para esta produção é bastante simples de ser selecionado: índices, exemplos de acidentes causados por motoristas embriagados e até mesmo a química, ao mencionar os efeitos do álcool no corpo humano, podem colaborar no desenvolvimento da argumentação e para que o seu texto tenha um embasamento reforçado além dos textos motivadores.

A Escrita da Redação

Seguindo a construção da produção, depois de ler a proposta e selecionar os itens externos a serem adicionados, é hora de posicionar-se. A princípio, parece óbvio dizer que a Lei Seca é uma boa ideia e deve ser reforçada. No entanto, caso seja contrário a ela (o que é perfeitamente possível), é necessário explicar com bastante clareza o porquê e comprovar que ela traz mais males do que benefícios à população em relação à segurança, argumentação que pode ser bastante difícil de sustentar. Sendo assim, o caminho mais seguro e mais tranquilo a se traçar muito provavelmente é o de defesa da Lei Seca. Para isso, mencionar os índices de mortes e acidentes no trânsito anteriores à implantação da Lei e como os mesmos foram minimizados após o ano de 2008 pode ser uma boa estratégia para comprovar o posicionamento favorável.

A partir daí, mesmo com a Lei Seca já sendo uma solução em si, devemos lembrar da necessidade permanente de proposta de intervenção na redação do Enem. No caso de 2013, e em outros anos em que a proposta também já se relaciona a uma solução propriamente dita, a opção que se tem é sugerir reforçar ou até mesmo criticar de certa forma a Lei/solução da própria proposta, sugerindo intensificações na fiscalização ou até mesmo alterações que façam com que a lei fique mais rígida. É interessante sempre detalhar bem as sugestões, inclusive mencionando quem será responsável por elas, quais reforços e/ou fiscalizações serão adicionados e quais os possíveis efeitos esperados por suas propostas para intensificar a lei. O mesmo raciocínio pode ser levado a qualquer tema que já parta de algo “solucionado”, como leis e projetos benéficos à população trazidos à discussão da prova.

Artigos Semanais Para Você Tirar Nota 1000

Sentiram falta de nossas reflexões sobre os temas? Não temam! Retomamos as análises com sequência e força total, então fiquem atentos aos novos artigos toda semana! Não se esqueçam também de dar sugestões e opiniões nos comentários, ok? Até quarta feira que vem!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *